Rondônia

Produtores de arroz se posicionam contra retirada de tarifa sobre importação

Segundo a entidade, o produto continua acessível a todas as classes sociais. Além disso, a medida prejudicaria indústrias de pequeno porte e cooperativas
Publicado 27/08/2020

A Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) divulgou nota se posicionando contra a retirada da Tarifa Externa Comum (TEC) sobre a importação de arroz de países de fora do Mercosul. A medida está sendo avaliada pelo Ministério da Agricultura também para soja e milho, e visa garantir o controle dos preços dos produtos da cesta básica, de acordo com a pasta.

Segundo a Federarroz, os números de estoque de passagem e projeção da safra 2020/2020 divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que não existe risco ao regular abastecimento de arroz ao mercado consumidor.

“Somado a isso, tem-se que a questão não possui qualquer unanimidade dentro da cadeia produtiva, vez que poderá reverter em prejuízos e falta de competitividade para indústrias de pequeno porte e cooperativas, na medida em que inexiste a possibilidade de competição dessas com grandes aglomerados do país que possuem recursos operacionais e financeiros para a importação de arroz, fato que seria um desserviço ao interesse público e a geração de riqueza e distribuição da renda do país”, defende.

A entidade também destaca, ainda, que os preços do arroz alcançados são remuneradores, após anos de prejuízo. “Contudo, a par disso, o arroz ofertado ao consumidor no varejo se revela acessível à todas as classes sociais”, frisa.

Retirada de Tarifa Federarroz Tarifa Externa Tec Arroz Mercosul Associações