Rondônia

Morre menina que teve 62% do corpo queimado ao brincar com álcool para matar carrapato

Segundo o pai, ela teve complicações respiratórias em decorrência do acidente.
Por Lis Lopes
Publicado 19/08/2020
Atualizado 28/09/2020

A menina de 10 anos que teve 62% do corpo queimado enquanto brincava com álcool para matar um carrapato morreu na tarde de terça-feira (18).

A menina identificada pelas iniciais, M. S. F. U., estava internada há quase um mês no Hospital de Queimaduras de Anápolis, a 55 km de Goiânia.

Segundo o pai dela, identificado pelas iniciais, M. F. U., de 55 anos, a filha teve complicações respiratórias em decorrência do acidente. "Foi o pulmão. Ela se foi ontem, por volta das 17h", disse.

A menina teve queimaduras profundas, de 3º grau, no tronco, pernas e braços. Segundo o pai, apesar do quadro grave da menina, ele e a mulher,  conseguiram conversar com a filha no último sábado (15), quando ela apresentou uma leve melhora.

“Apesar de ela estar levemente sedada, a gente conseguiu se comunicar com ela nesse dia, ela estava melhor”, comentou.

Para ele, o apoio que a família recebeu em Goiás ficará para sempre na memória. "Fica aqui o nosso agradecimento a todos daqui, em especial ao pessoal de Anápolis, que desde o começo se dispôs a nos ajudar. Até ontem, tinha gente doando sangue para ela, as pessoas nos acolheram muito bem", disse.

De acordo com o pai, o enterro será realizado em Manaus (AM), cidade onde aconteceu o acidente no dia 1º de julho e onde mora a maioria dos parentes. A previsão é que ele e a esposa realizem o traslado do corpo e embarquem para a cidade ainda nesta quarta-feira (19).

A família vivia em Indaiatuba, no interior de São Paulo. No entanto, a empresa onde o pai trabalha como aeroportuário deu licença não remunerada aos funcionários como forma de amenizar os efeitos da crise. Assim, ele e a família decidiram passar um tempo em Manaus.

Acidente com álcool

O acidente aconteceu em 1º de julho, em Manaus, na casa da avó materna da menina, enquanto a menina tentava matar um carrapato usando álcool.

"A menina foi manusear álcool gel com álcool líquido na tentativa de matar um carrapato. Ela estava acompanhada do primo e inocentemente, sem nenhum cuidado, ao acender num copinho o fogo para tentar matar o carrapato, houve uma explosão muito grande e isso pegou fogo no vestido dela", disse o pai.

A menina, conta o pai, saiu correndo com o corpo em chamas e foi socorrida pela avó. Um motorista de aplicativo viu a menina na situação e a levou ao hospital. A avó sofreu alguns ferimentos ao tentar socorrê-la. Já o primo saiu ileso.

Os pais ainda estavam em São Paulo quando receberam a notícia e adiantaram o voo para Manaus, onde a  garota se queimou. A garota recebeu atendimento em três unidades até chegar em Goiás.

Após o primeiro atendimento, ela foi levada a outro hospital com UTI para queimados. Em seguida, a menina foi transferida para um terceiro, pois havia a necessidade de um profissional de cirurgia plástica. Por fim, os médicos optaram pela remoção a uma unidade de referência, como a de Anápolis. A garota deu entrada no Hospital de Queimaduras no dia 22 de julho.

A transferência da garota mudou todos os planos do casal. Eles tiveram que ficar em Anápolis para acompanhar a filha e foram acolhidos em uma ONG, onde viveram ao longo do tratamento em Goiás.

"Ela chegou bem em Anápolis e comia sozinha. Mas uma semana depois ela foi entubada. Ela teve queimaduras profundas, de 3º grau, no tronco, pernas e braços. Só a cabeça não foi atingida", relatou a mãe.

Apesar da garota ter o quadro grave ao longo do tratamento, os pais estavam confiantes na recuperação dela. O casal se apoiou na fé e no apoio recebido de amigos e até desconhecidos para acreditar em sua melhora.

Triste Menina ANAPOLIS PAI Queimaduras Álcool Garota Carrapato MORREU Acidente