Rondônia

Curso para elaboração de editais culturais abre inscrições em RO

Capacitação online quer facilitar o acesso aos recursos oficiais destinados ao setor cultural. Aulas começam dia 17 de agosto.
Por G1 RO
Publicado 14/08/2020

Estão abertas as inscrições para o curso online de capacitação em Elaboração de Projeto Cultural. As aulas estão previstas para acontecer de 17 a 21 de agosto, das 14h às 18h.

Ao final, é esperado que os participantes estejam capacitados para dominarem o procedimento de elaboração de propostas aos editais do Governo, para ter acesso aos recursos oficiais destinados ao setor cultural.

Para se inscrever basta se cadastrar na página da Escola de Governo. Cada inscrito vai receber no e-mail pessoal o link diário de acesso às aulas.

Segundo coordenadora da cultura, Carmélia Silva Cardozo, o projeto cultural é um documento que deve reunir todo o planejamento de um evento ou de uma série de apresentações artísticas, como mostras de quadros, shows musicais, peças de teatro e mais. E é necessário que ele seja bem estruturado.

"As leis de incentivo possuem uma série de critérios e para que o projeto cultural seja aprovado, ele precisa ser bem especificado em diversos pontos tais como: justificativa, cronograma, orçamento e acessibilidade", explicou Carmélia.

De acordo com a Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), o curso é aberto à sociedade em geral, para que todos tenham conhecimento técnico, habilidade e condições para concorrerem aos editais de chamamento público que serão abertos pelo Governo.

Todo o suporte do projeto tem o amparo de recursos oficiais, em especial da Lei Aldir Blanc.

Ainda conforme a Sejucel, o Estado de Rondônia tem uma previsão de receber o recurso de R$ 18.390.555,58 pela Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura. Dos quais está aguardando a regulamentação quanto a definição das competências do Estado e dos Municípios.

A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, surgiu para ajudar os trabalhadores da cultura e os espaços culturais brasileiros no período de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19.

Projeto Cultural Inscrições Governo Aldir Blanc Curso Online Editais Culturais