Rondônia

Com o preço do café em bom patamar, mais de 40% da safra 20/21 já foi negociada

Por Cepea
Publicado 12/08/2020

Apesar do enfraquecimento nos últimos dias, os preços domésticos do café arábica permanecem em patamares elevados. Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário tem incentivado agentes a negociar volumes mais significativo da atual safra 2020/21 no físico nacional.

Levantamento do Cepea junto aos agentes de mercado mostra que mais de 40% da temporada já havia sido comprometida até o início de agosto, o que é elevado para o período quando comparado a anos anteriores. Quanto ao robusta, boa parte da safra já havia sido comercializada até a última semana.

A liquidez da variedade no mercado físico tem sido superior à do arábica desde o início da colheita, especialmente no Espírito Santo. Com a alta das cotações a partir do final de julho, os negócios estiveram ainda mais intensos.

Segundo agentes consultados pelo Cepea, cerca de 45 a 50% da safra já foi vendida no Espírito Santo. Em Rondônia, devido ao maior percentual de cafés negociados em meses anteriores, o volume da safra 2020/21 já comprometido é de 70 a 80%. 

Preços Domésticos Patamares Elevados CAFÉ ARÁBICA Agentes Safra Cepea