Rondônia

Oficiais da Polícia Militar de Rondônia iniciam Curso de Aperfeiçoamento

Aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais aconteceu na manhã de sexta-feira, no Palácio Rio Madeira
Publicado 08/08/2020

O tema com ênfase ao meio ambiente marcou a primeira aula do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO/2020), da Polícia Militar do Estado de Rondônia. A solenidade de início do curso aconteceu na manhã de sexta-feira (7), no Palácio Rio Madeira, respeitando o protocolo de distanciamento e medidas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus, com instalação de equipamentos que garantiu a transmissão da aula por videoconferência.

A primeira aula trouxe o tema “Ocupação do Território e Crimes Ambientais em Rondônia”, ministrada pelo diretor da Escola de Magistratura do Estado de Rondônia, desembargador Miguel Mônico, quando também abordou a questão da Amazônia, maior floresta tropical do mundo, sendo debatida a importância, o desflorestamento e o efeito estufa.

A aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida; do subcomandante da PMRO, coronel Plínio Sérgio Cavalcanti; do secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel José Hélio Cysneiros Pachá; do diretor geral da Polícia Civil, delegado Samir Fouad Abboud; do subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Gilvander Gregório.

O curso é destinado aos capitães e constitui um requisito para a progressão na carreira. É por meio do curso que o oficial vai adquirir conhecimentos profissionais para desempenhar com eficiência as atividades inerentes ao posto de oficial superior da Polícia Militar, com foco na gestão e em soluções viáveis de questões típicas de segurança pública.

Devido ao protocolo de enfrentamento à Covid-19, a turma de 2020 do CAO contará com atividades planejadas totalmente na modalidade à distância (EAD), no Ambiente Virtual de Aprendizagem da PM, por meio da plataforma moodle, com carga horária de 770 horas, com várias disciplinas, podendo ser citadas: Planejamento Estratégico Operacional, Direitos Humanos, Inteligência Policial, Administração Financeira e Orçamentária, dentre outras.

Para a realização do curso, a Polícia Militar de Rondônia firmou importante parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp,) por meio da qual, oficiais da Polícia Militar de vários estados participarão das instruções, transpondo as barreiras para o conhecimento e compondo um importante intercâmbio de experiências que certamente trarão resultados positivos para a segurança pública.

Sendo assim, o curso terá além dos oficiais da Polícia Militar de Rondônia, a participação de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, agentes da Polícia Rodoviária Federal, delegados de Polícia Civil e oficiais das polícias militares dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins e Bahia, totalizando 91 inscritos. A cerimônia da aula inaugural foi acompanhada por videoconferência pelos alunos de outros estados do país.

O encerramento do curso está previsto para 21 de dezembro de 2020. Na ocasião, foi destacado o apoio da equipe da Escola de Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), que viabilizou a transmissão ao vivo para todos os participantes do curso.

Ao falar do CAO, o comandante geral da PM, coronel Almeida, fez um breve apanhado sobre o cenário atual, citando a pandemia do coronavírus que, consequentemente, não permite que as aulas sejam de forma presencial em cumprimento ao protocolo de segurança contra a Covid-19. No entanto, o comandante destacou a importância do curso na esfera militar, por ser um dos requisitos para a promoção dos capitães ao posto de oficial superior.

O comandante enfatizou a importância das disciplinas que serão ministradas e que irão propiciar um maior aperfeiçoamento técnico e profissional de doutrinas e princípios aos oficiais.

Ao fazer uso da palavra, o secretário da Sesdec, coronel Pachá, ressaltou que o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais demonstra a necessidade de se trazer a modernidade aos servidores da Segurança Pública do Estado de Rondônia. “Essa edição conta com a participação de alunos de vários outros estados, motivo pelo qual desde já desejo as boas vindas. O Estado deve estar sempre a frente para garantir a proteção dos cidadãos”, enfatizou.

Para o secretário, a Polícia Militar de Rondônia não fica de fora da necessidade de aperfeiçoamento de seus oficiais, tendo em vista que a instituição é de suma importância para a efetividade dos projetos de segurança pública da Sesdec, pois a mesma exerce com maestria o combate repressivo à criminalidade.

“Certamente teremos serviços públicos de qualidade, que é um direito de todo e qualquer cidadão, devendo o Estado adotar as providências necessárias para que esse direito se materialize e o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, tem feito exatamente isso, pois para que a sociedade tenha acesso a serviços públicos de excelência, é fundamental também que ocorra investimentos na formação das pessoas que irão prestar esses serviços”, enalteceu Pachá.

Curso de Aperfeiçoamento Polícia Militar Segurança Pública Rondônia Oficiais Polícia Civil Bombeiros Militar