Rondônia

Chile anuncia incorporação da tecnologia 5G

Presidente chileno, Sebastián Piñera, anunciou em sessão pública diante de autoridades de seu país que a partir de hoje (1º) o Chile estará instalando a tecnologia 5G em seu território.
Publicado 01/08/2020

De acordo com Piñera, a tecnologia dará "inesperados avanços em matéria de cidades inteligentes" ao seu país.

"Quero informar a todos meus compatriotas que amanhã [1º] iniciaremos o processo de incorporar o Chile à tecnologia 5G. Ela nos permitirá ser os pioneiros na América Latina e dar um grande salto avante na integração plena do Chile à Sociedade Digital", publicou o canal TVU, citando o mandatário.
O implemento da tecnologia no Chile deverá receber o investimento de US$ 3 bilhões (cerca de R$ 15,6 bilhões) nos próximos cinco anos.

Além disso, Piñera afirmou que a velocidade de navegação no Chile se tornará dez vezes mais rápida, enquanto o país terá "100 vezes mais capacidade que as atuais redes 4G".

A tecnologia também poderá modernizar o Estado chileno, a telemedicina, assim como a produção e distribuição de bens e serviços.

5G 'polêmico'
Enquanto o país anuncia o uso da nova tecnologia, países temem o uso da mesma através de serviços da empresa chinesa Huawei, em meio às tensões entre Pequim e Washington.

O governo americano tem demonstrado receio sobre a participação de empresas chinesas nas redes 5G de diferentes países, ao passo que ameaça governos de "consequências" caso cooperem com a China no setor.