Rondônia

Segurança de dados é tema de próxima palestra on-line em Rondônia

Essa iniciativa faz parte do Programa de Capacitação da Setic para o desenvolvimento de competências profissionais
Publicado 29/07/2020

A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) monitora é mantém 26 servidores de arquivos, onde são armazenados todos os documentos criados por funcionários, e procura mantê-los protegidos de invasões de pessoas não autorizadas. Para fortalecer esse trabalho de segurança, na próxima quinta-feira (30), às 11h, acontece a palestra on-line sobre o “Gerenciamento de servidores de arquivos: riscos associados e implementação de scripts contra malware” .

O evento tem como objetivo demonstrar como se prevenir de um ataque de ransomware contra um servidor de arquivos, apresentando a implantação e o funcionamento de soluções para manter o servidor seguro. “ Para se prevenir de ataques, cada vez mais frequentes, é possível criar camadas de proteção utilizando recursos disponíveis nos Sistemas Operacionais Windows Servers”, explica o analista de Tecnologia da Informação e Comunicação, e coordenador do evento, Tiago Lopes de Aguiar.

De acordo com o superintendente da Setic, coronel Delner Freire, as organizações são formadas por pessoas, “é o capital humano que proporciona aos nossos clientes, dos sistemas informatizados e da infraestrutura de rede, a satisfação pela adequada e efetiva prestação de serviços. Para que a  experiência do usuário (user experience) seja positiva e significativa, nossos talentos necessitam de constantes estímulos e treinamentos, permitindo dessa forma que, tanto nosso colaboradores quanto a Setic, se desenvolvam e ofereçam a sociedade rondoniense serviços digitais aprimorados”.

Dois palestrantes participam do evento. O primeiro é o especialista em Segurança de Redes e Sistemas de Computadores, Eduardo Falkemback Zimmer, que explicará sobre Servidores de Arquivos. “ Malwares e ransomware são assuntos do momento. E o sequestro de dados é quando o invasor criptografa os dados dentro do próprio computador da vítima, porém, a vítima não consegue mais acessar os seus dados e o invasor pede um valor em dinheiro para liberar. Iremos focar bastante nesta parte específica de segurança da informação e como deve ser feita essa proteção”, disse o especialista.

O segundo palestrante é o analista de Infraestrutura, Jairo Barbosa da Cunha, que irá apresentar sobre como se prevenir de um ataque de Ransomware. “Como a informação é o grande petróleo do século XXI, nada mais justo do que proteger o mesmo. Vamos abordar como a Setic utiliza uma solução de proteção de dados produzidos dentro do âmbito do governo, manter a integridade e disponibilidade da informação hoje em dia são os desafios das corporações”.

Essa iniciativa faz parte do Programa de Capacitação da Setic (PCI-Setic ) e tem por objetivo difundir conhecimentos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para o desenvolvimento de competências profissionais, divulgação das atividades setoriais e nivelamento. Essa atividade de capacitação ocorre duas vezes a cada mês.

O evento será exibido na plataforma oficial de videoconferência do Estado e Fanpage da Setic. Qualquer pessoa poderá participar do evento, inclusive enviando perguntas aos palestrantes.

SIXFIRE

Outra atividade da Setic na próxima sexta-feira (31) é a Sixfire, que discutirá sobre o “Programando ciência: Desafios da programação fora da Tecnologia da Informação tradicional”. O palestrante será o doutor em Biologia Experimental, Técnico em Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Programador Python, Márlon Flores.

De acordo com os organizadores da Sixfire, a palestra on-line irá apresentar de maneira clara e simples os trabalhos dos profissionais da Tecnologia da Informação da Ciência e áreas de atuação, inclusive nesta, onde se encontra com a falta de mão de obra especializada.

Lembrando que o evento faz parte da Sixfire e foi criado pela Gerência de Desenvolvimento (Gdev) da Setic, onde é realizada uma vez por semana, todas as sextas-feiras, às 12h, com duração de uma hora. O evento é exibido na plataforma oficial de videoconferência do Estado e Fanpage da Setic, para qualquer pessoas participar.

“A essência de qualquer organização é a comunicação. As equipes necessitam de um clima organizacional positivo e interativo para que possam trazer o melhor de si para a organização. Os eventos são essenciais para proporcionar, além do conhecimento e das novas experiências,  a unidade de pensamentos e propósitos, e  o senso de pertencimento a uma Superintendência de Tecnologia que valoriza e prestigia, não somente a tecnicidade, mas principalmente o ser humano”, finalizou Delner Freire.

Palestra On-line Setic Informação Rondônia live Evento Servidores Comunicação