Rondônia

URGENTE: Mãe e padrasto são autuados por abandono de menino que sumiu ao ir para a casa da avó e foi achado morto

As circunstâncias da morte serão investigadas pela Delegacia de Homicídios.
Por G1 GO
Publicado 28/07/2020
Atualizado 28/09/2020

A mãe e o padrasto do menino identificado pelas iniciais, D. de S. S., de 7 anos, foram responsabilizados pela Polícia Civil pelo desaparecimento da criança após serem autuados pelo crime de abandono de incapaz.

Como o corpo da criança foi encontrado nesta terça-feira (28), em Goiânia, a investigação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) sobre o sumiço foi encerrada, e a Delegacia Estadual de Homicídios vai investigar as circunstâncias da morte.

A criança sumiu há uma semana ao sair para ir à casa da avó que mora na mesma rua que ele, no bairro Parque Santa Rita. O corpo dele foi encontrado por bombeiros nesta terça-feira (28) em uma mata próxima à residência.

“A mãe e o padrasto foram levados para a Central de Flagrantes, na noite do dia 22, e autuados por crime de abandono de incapaz.

Então eles já estão respondendo por esse crime. Ficou claro isso que eles foram responsabilizados pelo fato da criança ter sumido", explica a delegada titular da DPCA, Ana Elisa Gomes.

A perícia do IML de Goiânia já identificou que a criança foi afogada por uma pessoa na lama de um matagal próximo à casa onde o menino morava.

De acordo com a perícia, é pouco provável que a vítima tenha se afogado sozinha e tudo indica que alguém segurou a cabeça da criança contra a lama. Os legistas estimam ainda que o corpo do menino está no local entre sete e dez dias.

Corpo encontrado perto de casa

O Instituto de Identificação da Polícia Civil de Goiás confirmou, no final da manhã desta terça-feira, que o corpo encontrado em uma mata é menino, de 7 anos, que desapareceu há uma semana, ao sair para ir à casa da avó, em Goiânia. Ele foi identificado pelas impressões digitais.

A Polícia Técnico-Científica já havia constatado sinais de violência nele. Segundo o médico legista Mário Eduardo Cruz, gerente do Instituto Médico Legal (IML) da capital, a criança foi afogada na lama.

"A causa da morte a gente consegue precisar. Durante a necrópsia, nós encontramos presença de lama tanto na cavidade oral como na traqueia. Isso configura a mudança do meio respirável, então, asfixia por afogamento", explicou.

Avó do garoto,  falou sobre a esperança que tinha de encontrar o neto vivo e toda a luta que enfrentaram para achá-lo.

“Nunca que esperava que aconteceria uma coisa dessas. Ainda tinha esperanças de que encontrassem ele vivo”, disse.

 

Corpo Encontrado Criança Polícia Civil Goiânia Santa Rita Morte Desaparecido