Rondônia

COLUNA PORTA ABERTA - Por Fernando Garcia

Publicado 06/07/2020
Atualizado 28/09/2020

Acender 

À população está aguardando ansiosamente pelo desfecho das luminárias, da RO 010, partindo da antiga Cibrazém até a linha 188. O que está irritando a população, é saber que já faz mais de sessenta dias que os postes juntamente com as luminárias, já foram edificadas, mas, a demora em ligar, está causando revolta dos moradores de Rolim de Moura, visto, que na administração do ex-prefeito Tião Serraia, foram feitos os mesmos serviços e, com jardinagens, onde por falta de ação da administração, tudo foi arrancado por vândalos, causando prejuízos inconcebíveis ao erário.

Súplica

Se prevalecer o apelo de milhares de portovelhenses, clamando pela candidatura do deputado federal, Léo Moraes, à prefeitura de Porto Velho, provavelmente, a ex-deputada federal, Marinha Raupp, retornará ao cenário político estadual e, Rolim de Moura, terá uma representante na esfera central. Segundo os observadores e analistas das barrancas do rio Madeira, caso, o jovem e dinâmico deputado federal, atenda aos clamores dos simpatizantes, eleitores e apoiadores, sem dúvida, Léo Moraes, será o próximo prefeito da capital do Estado.

Despontando

O deputado federal, Léo Moraes, vem demonstrando excelente brio de espírito público, pois desde sua primeira performance como vereador da capital, vem obtendo êxito em suas jornadas cotidianas no âmbito político. Caso saia candidato a prefeito de Porto Velho e se eleja, demonstrará que vem galgando um perfil jamais visto dentro da classe política estadual. Vereador, deputado estadual, federal e assim, trilhando e ganhando cada vez mais experiência em sua carreira política.  Falar em experiência política, também não podemos esquecer do baiano de Itagibá, ex-senador Ernandes Amorim, que só falta ocupar o posto de governador do Estado de Rondônia, para fechar uma trajetória de vitória, de resto, passou por todos os cargos eletivos.

 Nasceu aqui

Nessa caminhada política em Rolim de Moura, que vem ganhando muitos espaços políticos, é o jovem vereador Uender Nogueira, onde vem mostrando coerência política em suas decisões, o que vem arrancando sucessivos aplausos e elogios de quase todos segmentos da sociedade rolimourense. Na campanha passada, juntamente com vários companheiros, apoiou a candidatura de Léo Moraes, onde o mesmo angariou mais de três mil votos, superando alguns candidatos considerados imbatíveis no território de Rolim de Moura. Muitos rolimoureses, já cogitam como um favorito ao palácio senador Olavo Pires e, poderá ser o primeiro prefeito nascido na capital da Zona da Mata, visto, que todos foram forasteiros.

Celeuma

Rolim de Moura, sempre foi marcada pelos seus atritos políticos desde os seus primórdios, só para lembrar, basta ressaltar que jamais um governador conseguiu eleger seu indicado ao longo de sua história. Nem mesmo a força motriz que tinha o ex-governador Jorge Teixeira e o explosivo administrador Ivo Cassol. Rolim de Moura, é realmente um município cheio de nhenhenhém, o difícil por aqui é não ter problemas e quando tudo parecia que tinha acabado, pois, os maiorais da política local foram expurgados, pelo jeito o embate continua duríssimo. Para as eleições de 15 de novembro, teremos três candidatos oriundos da Casa Mirim, e, pelo andar das articulações, os mesmos poderão ser candidatos para as eleições indiretas no dia 7 de agosto, o que demonstra que apesar de ser um direito democrático, as contendas são visíveis.

Muito medo

Embora todos que assumiram a presidência da Câmara de Vereadores, em Rolim de Moura, nesta legislatura, enfatizam que caso aumentem o número de vagas até para treze vereadores está dentro do recomendável por lei, ninguém, até agora tomou essas atitudes para colocar em votação. É bem verdade que o executivo seria mais fiscalizado, e, até dificultaria as manobras com número maior, entretanto, ninguém se arrisca a colocar o guizo com medo do barulho. Pelo visto, a atual presidente Laudeci Menezes, também parece que não está disposta a ouvir alaridos da população, ainda que nada altere a verba de repasse para a Casa Mirim. Nessa legislatura, o palácio Jorge Teixeira, já sacramentou três presidentes e, com a eleição marcada para o dia sete de agosto, nessa mesma legislatura, o município poderá alcançar a marca de quatro prefeitos é brincadeira ou querem mais, aqui é Rolim de Moura, minha gente!

Federal

Com a cassação em definitivo do ex-prefeito Luizão do Trento, concomitantemente, a candidatura do seu vice Fabrício Melo, do distrito de Nova Estrela, também naufragou. Luizão do Trento, não perdeu o mandato por insubordinação administrativa, mas, por falhas cometidas por ele mesmo nos requisitos de campanha eleitoral onde ele tropeçou. O então prefeito Ivo Cassol, não foi cassado na época, mas, pagou um preço altíssimo acusado de ter fragmentado algumas obras, porém, não ouve desvio de recursos, nem tampouco deixou de realizar as obras. São julgados diferentes cada um com suas perplexidades em suas áreas e interpretações jurídicas e, assim, a prefeitura de Rolim de Moura, vem dando sinais de que é um cemitério político onde, rodas de conversas no meio jurídico local, garante que tem mais gente que ocupou o casarão de madeira, que a qualquer hora, vai responder por desvio de verbas públicas, que por sinal, já era para ser apurado pelas autoridades, pois, envolve recursos federal.

Pré-candidata

A professora Luzeni, que reside no município de Rolim de Moura há mais de 45 anos, estava filiada no (PSD), mas, sentindo que poderia ser preterida dentro da agremiação, migrou em tempo hábil para o (PSB), onde vem mantendo contatos diuturnamente para alavancar sua candidatura rumo ao palácio senador Olavo Pires. Pelo andar dos acontecimentos, com a posse de Márcio Matheus, junto ao poder legislativo, provavelmente, Márcio Matheus, será um nome forte a reeleição, onde o partido certamente terá sua base e podendo ser o futuro presidente da Casa Mirim. A professora Luzeni, trabalha muitos anos na educação, onde certamente receberá apoio incondicional da sua categoria que é muito numerosa no município de Rolim de Moura.

Aleluia

Até que enfim, depois de mais de dois anos de atraso, onde várias ruas e avenidas foram feitos os serviços de terraplanagens, os moradores de Rolim de Moura, já conseguem enxergar algumas camadas iniciais de asfalto. Não tenha dúvida que temos que agradecer o empenho do ex-prefeito, Luizão do Trento, que esmerou o máximo para levantar as emendas que já estavam quase perdidas. O atual prefeito dr. Lauro Lopes, deve acelerar essas obras que melhorar bastante a vida dos cidadãos rolimourenses, além do mais, Lauro Lopes, é também empresário do ramo de construção civil e, vai acompanhar com altivez esses recursos na aplicação dessas obras, o que esperamos também dos nossos edis, que fiscalizem a qualidade dos serviços.

Fiscalização

A prefeitura de Rolim de Moura, precisa agilizar sua equipe de fiscalização para notificar, os moradores que estacionam carros velhos em cima das calçadas, impedindo o direito de as pessoas circularem. As cenas são verdadeiros contrastes com o Código de Postura do Município e, precisa estabelecer normas para combater os infratores que por ação ou omissão, infringem a legislação e os regulamentos do município. O uso do espaço urbano não pode impedir os transeuntes de circularem, mas, em pleno centro da cidade é o que mais se vê. Tem que usar o poder de polícia e notificar essas pessoas. Outra questão que precisa ser resolvida, são as residências em canalizar e despejar suas impurezas em plenas ruas e avenidas da cidade e, ninguém toma uma postura mais rigorosa por parte do município e, olha que a maioria tem poder aquisitivo para fazer suas fossas, mas, por inoperância do serviço público a cidade vai ficando suja empatando com a cidade de Porto velho, no quesito Sujismundo.

Muito barulho

Esta semana circulou pelas redes sociais, que as deputadas federais Mariana e Jaqueline Cassol e o senador Confúcio Moura, foram partícipes na conquista de dois respiradores para o hospital Amélio João, de Rolim de Moura, só faltou mesmo uma comemoração regada a uma banda sinfônica, pelo êxito alcançado que está na faixa de uns 160 Mil Reais. Salve engano, acho que essa foi a primeira conquista da deputada federal, Jaqueline Cassol, para o município de Rolim de Moura. Recomendaria para todos eles, em especial para deputada Jaqueline Cassol, que Rolim de Moura, amarga há mais de cinco anos, a ausência de recursos através do SUS, para manter a UTI, do município construída na época pelo seu irmão César Cassol, que o mesmo parceiro seu de agora, Confúcio Moura, nada fez para manter essa grande conquista que poderia ter salvado muitas vidas durante esse tempo.

Está em tempo

O que esperamos da deputada federal, que lute pelos recursos através do SUS e, insira o município de Rolim de Moura, para que possa receber uma faixa de 50 Mil Reais por mês, para manter essa estrutura que abriga até quatro pacientes, com sala estabilizadora que sem dúvida salvará muitas vidas não só daqui, mas, de toda região da Zona da Mata, até consegui vagas no hospital Regional de Cacoal , que sempre anda sempre supercarregado e mesmo assim, os pacientes dependem dos falho e capenga sistema de Regulação. Ademais, deveria servir também para o doutor Confúcio Moura, que na época ele e o seu secretário de Saúde, Wiliam Pimentel, não se exercitaram a contento para concretização dos recursos para manutenção da Semi-Uti ou estabilizador, como queira chamar.