Rondônia

Porta aberta por Fernando Garcia

Publicado 21/06/2020
Atualizado 28/09/2020

Melhorou
Mesmo muitas pessoas questionando os novos métodos, de prefeituras terceirizando alguns serviços da administração, sem dúvida, essa instrumentalidade já faz parte e, sendo necessário para evolução dos serviços públicos. A cidade de Rolim de Moura, melhorou bastante seu visual, depois que contratou os serviços de terceirização de podas de árvores e limpeza geral dos canteiros, bem como a varreduras de ruas asfaltada e recolhimento de sujeiras. 
Ferramentas tecnológicas
Se a campanha política de 2018, para presidente da República, foi decidida através das tecnologias, essa corrida ao pleito municipal não será diferente. Quem souber utilizar essas ferramentas evidentemente vai agregar seu nome junto aos simpatizantes, podendo evidentemente sacramentar as intenções de votos junto ao eleitorado. 
Eleição diferente
Por ser um novo modelo político essa eleição, onde quem tiver maior número de votos chancelará a vitória, lógico, dentro das normais eleitorais especificadas. Muitos candidatos chegam a cogitarem, que é preciso ter centenas de votos, como no caso aqui em Rolim de Moura, esquecendo de observar, que as agremiações políticas escolheram nomes com altas possibilidades de alcançar o êxito desejado, sendo assim, que não vai ser fácil candidatos ultrapassarem a casa de seiscentos votos. Eleições anteriores, os candidatos com reais chances, lotavam a sigla de quem tinha menos oportunidades, o que gerava vantagem desproporcional sobre os companheiros de chapa. 

Discriminados 
Muitos feirantes estão insatisfeitos com o decreto, de que, não podem servir gêneros alimentícios nas feiras livres, enquanto alguns comércios da cidade estão trabalhando tranquilamente no mesmo seguimento. Os quem ainda estão comercializando nas feiras, informaram que as vendas estão bastante pífias, onde o faturamento caiu cerca de setenta por cento, gerando desequilíbrio na manutenção do negócio. Muitos afirmam que possuem suas mesas para servir os clientes e, pode perfeitamente agir com distanciamento, porém, relatam que estão sofrendo muito com essa proibição por parte dos constantes decretos. 

Acanhamento 
Considerada uma das mais largas avenidas da região norte, a 25 de Agosto, ao longo dos anos vem sendo maltratada pelos seus governantes, uma avenida cheia de obstáculos, sem um projeto real que a população possa contemplar. Em síntese, teria que se fazer um projeto alvissareiro, começando da entrada da cidade de quem vem do distrito de Nova Estrela, até o antigo posto Tigrão. Mas, as ingerências por falta de políticas públicas, vem a cada dia enfeiando à avenida, com ações tímidas quando teriam tudo para fazer um projeto de paisagismo e de arquitetura moderna. 
Três décadas
Na época do então prefeito Valdir Raupp, meados dos anos oitenta, construíram uma geringonça na avenida 25 de Agosto, onde chamam de quadra de esporte, bem ali em frente ao Trento Materiais de Construção. Decorridos mais de trinta anos, nada de melhorias e vez em quando divulgam através da “rádio peão”, que os recursos vão ser alocados para sua melhoria, mas, ação do poder público municipal continua inerte. Mesmo com toda sua deficiência, no passado muitos ainda aproveitavam para brincar, uma vez que é a única quadra aberta para a moçada se divertirem, mas, ultimamente está abandonada. 
Precisa
Outra atitude que a maioria dos prefeitos não tiveram e que continuam,  não dando a devida atenção para a cidade, principalmente a 25 de agosto é com o plantio de árvores frutíferas. Constantemente ao cair da tarde notamos a presença de enormes quantidades de aves, gorjeando na Praça Durvalino de Oliveira, portanto, esse equilíbrio tem que ser mantido com plantações de diversas árvores frutíferas, para atrair cada vez mais um número significante em outras partes da cidade. Seria interessante a volta do viveiro municipal, para que os engenheiros florestais pudessem orientar os servidores do viveiro, para cultivar espécies que atraiam os pássaros, visto, que eles estão sendo expulsos da zona rural. 

Retomar a canalização
  Os moradores de Rolim de Moura, estão cobertos de razão quando reclamam do excesso de praças, principalmente quando as mesmas estão próximas umas das outras. O poder executivo juntamente com o legislativo municipal, precisam caminhar juntos e reivindicarem dos nossos representantes a nível federal, que a cidade precisa em caráter de urgência de fazer canalização em diversos pontos, haja visto, que fazem mais de trinta anos que trabalho dessa natureza foi realizado. Como na legislatura passada tivemos dois senadores e três deputados federais e, nenhum deles tiveram a grandeza dessa necessidade premente, agora, somente com uma “andorinha”, fica mais distante a esperança dos rolimourenses.
Fez a diferença
Em meados dos anos noventa, o então deputado federal Expedito Júnior, conseguiu alavancar recursos para essa finalidade, que marcou significativamente o rumo do município e, concomitantemente, elevou o nome do prefeito da época Ivo Cassol, no cenário estadual. Melhorou muito o aspecto de Rolim de Moura, onde várias pontes de madeiras em pleno centro da cidade foram substituídas por galerias embelezando a cidade e evidentemente melhorando a saúde da população com alguns quilômetros de canalizações.   

Pensar alto
O nosso único representante a nível federal, Expedito Neto, bem que poderia tomar atitudes nesse sentido e, alocar emendas para sacramentar canalizações em diversas ruas e avenidas que cortam nossa cidade e assim, deixar sua marca registrada como fez o seu pai Expedito Júnior. Rolim de Moura, precisa de projetos mais audaciosos, mas, precisa que para isso aconteça, que nossos representantes tomem mais atitudes concretas e que venha ouvir também os moradores que clamam por melhorias. As praças e pracinhas, temos que construir mesmo, visto que o município é carente uma vez que os antigos gestores não souberam mapear a cidade, entregando os terrenos para os amigos dos amigos, mas não podemos esquecer as construções mais importantes que geram saúde e embelezamento. 

Aguardem o desfecho
Nos últimos dias vem circulando por bocas miúdas, que o nome de um político da região da zona da Mata, vai sair algumas peripécias do aludido cidadão. Segundo comentários, as acusações a vir à tona que envolve o dito cujo, é recheada de escândalos que provavelmente terá atenção especial da Polícia Federal. A fumaça foi levantada, e dentro de poucos dias poderá acontecer o veredito, por se tratar de assuntos que envolva políticos, de tudo é esperado.  

Mário Calixto
O ex-senador Mário Calixto, que faleceu essa semana vítima do Covid-19, foi proprietário de um conglomerado de comunicação por vários anos no Estado, rádio, jornal e televisão. Muitos políticos se aliavam com ele em busca de proteção comunicativa e, graças a isso, ele costurou uma suplência ao Senado, sendo senador por alguns meses. Em vários governos ele ditava algumas regras, onde indicava o Secretário de Comunicação e até mesmo o Diretor Geral do Detran. Com o decorrer do tempo, se envolveu em negócios não recomendáveis perdendo forças dentro do seu conglomerado de comunicação que marcou época em Rondônia.