Rondônia

Secretário Fernando Máximo segue respirando com ventilação mecânica em UTI, diz Sesau

Secretário estadual de saúde está na UTI desde 10 de julho por complicações do coronavírus. Há programação de alta nos próximos dias, diz Sesau.
Por G1 RO
Publicado 17/07/2020

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou nesta sexta-feira (17) que o secretário da pasta, Fernando Máximo, segue respirando com ajuda de ventilação mecânica. O secretário está internado em uma UTI de Porto Velho desde 10 de julho, por causa de complicações do novo coronavírus.

Segundo boletim médico, Fernando Máximo segue fazendo tratamento para a forma grave da Covid-19.

"O secretário encontra-se estável, respondendo favoravelmente as condutas propostas em acompanhamento multidisciplinar, no momento em uso de oxigênio suplementar e com programação de alta da UTI para os próximos dias", diz o boletim da Sesau.

Vídeo em UTI

Um vídeo postado pela família de Máximo, na quarta-feira (15), mostra o secretário respirando, de forma intensa, com ajuda de ventilação mecânica na UTI.

Na ocasião, os parentes aproveitaram para pedir oração a Fernando Máximo.

"Com fé em Deus, em breve ele poderá voltar a ajudar a salvar vidas, ofício que realiza há tantos anos. Pedimos que todos continuem em oração", diz a nota da família.

Anúncio de infecção e internação

Fernando Máximo anunciou no dia 7 de julho, uma terça-feira, que havia testado positivo para a Covid-19. A confirmação da doença foi feita pelo próprio secretário em suas redes oficiais.

No vídeo daquele dia, Máximo falou com uma respiração ofegante e afirmou que estava saindo da linha de frente do combate à Covid-19, pois precisava se tratar.

"Chegou a hora de cuidar também da minha saúde, testei positivo para coronavírus. Com fé em Deus, em breve estarei recuperado e de volta ao front de batalha para cuidar da saúde do nosso povo. Por enquanto, trabalhando em casa nas orientações, nos planejamentos", escreveu.

Na noite de sexta-feira (10), o quadro de saúde do secretário piorou e ele foi internado em uma UTI de Porto Velho. A unidade onde ele está internado não foi divulgada.

Ventilação Mecânica UTI Secretário Porto Velho Rondônia Sesau Saúde Fernando Máximo