Rondônia

Ouvidores e interlocutores do governo de Rondônia recebem capacitação da Controladoria Geral da União

Ouvidor geral da União, Valmir Gomes Dias, ministrou a capacitação
Publicado 09/07/2020
Atualizado 09/07/2020

O governo de Rondônia, por meio da Ouvidoria Geral do Estado, em parceria com o  Programa de Formação Continuada em Ouvidoria (Profoco), ofereceu treinamento aberto em plataforma streaming para ouvidores e colaboradores de ouvidorias, como interlocutores. A iniciativa é da Controladoria Geral da União (CGU), através da Ouvidoria Geral da União (OGU).

Essa foi mais uma importante capacitação voltada ao aprimoramento dos agentes de ouvidoria, para melhor atender o cidadão, com vista ao tratamento adequado das manifestações. A capacitação aconteceu nos dias 6 e 8 de julho de forma online e teve como tema “Práticas em ouvidoria: descomplicando o tratamento de denúncias”, ministrada pelo ouvidor geral da União, Valmir Gomes Dias, e pelo coordenador geral substituto de atendimento ao cidadão, Valter de Sousa Matos.

A capacitação ainda terá continuidade nos dias 13 e 15 de julho, com os seguintes temas respectivamente: “Avanços na proteção ao denunciante no Brasil – Tratando denúncias na prática” e “Abordagens específicas no tratamento de denúncias”.

A Ouvidora Geral do Estado, Etelvina Rocha, enfatiza que a iniciativa da CGU, na busca de capacitar o maior número possível de ouvidores/interlocutores, é uma grande ação para estimular a construção de competências relacionadas ao recebimento e tratamento das diversas demandas pelas ouvidorias públicas, contribuindo para a qualificação dos servidores públicos que trabalham no combate à corrupção, bem como para aprimoramento da Administração Pública.

REUNIÃO DO SISOUV

A Ouvidoria Geral do Estado vem fortalecendo a parceria  com a Ouvidoria Geral da União e, na tarde da última quinta-feira (2), participou da primeira reunião do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal (SisOuv). A reunião foi através de videoconferência e teve como pauta os seguintes assuntos:

– Implementação do Conselho de Usuários de Serviços Públicos;

– Portaria CGU nº 1.181/2020: disciplina os critérios e procedimentos para a nomeação, designação, exoneração, dispensa, permanência e recondução do cargo ou função comissionada de titular da unidade setorial de ouvidoria, no âmbito do SisOuv.

A videoconferência foi presidida pelo Ouvidor Geral da União, Valmir Gomes Dias, e contou com a participação de ouvidores das Ouvidorias Públicas dos estados e da União.

Etelvina Rocha, Ouvidora Geral do Estado em sua fala diz que “a participação dos usuários de serviços públicos nos conselhos possibilita melhorias na qualidade do serviço público”.

Ouvidorias Públicas União Rondônia Capacitação Plataforma Streaming Valmir Gomes Treinamento Aberto