Rondônia

Morre em Porto Velho o ex-senador Mário Calixto, mais uma vítima da Covid-19

Informação foi confirmada nesta quarta-feira (17) pelo coordenador do Sistema Penitenciário (COGESPEN), Célio Luiz de Lima.
Por G1 RO
Publicado 18/06/2020

Morreu aos 73 anos Mário Calixto Filho, ex-senador de Rondônia, em decorrência do novo coronavírus. A informação sobre o óbito foi confirmada à Rede Amazônica nesta quarta-feira (17) pelo coordenador do Sistema Penitenciário (COGESPEN), Célio Luiz de Lima. Conforme apuração preliminar, Calixto seguia internado em um hospital particular de Porto Velho.

A morte também foi confirmada pelo secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Coronel José Hélio Cysneiros Pachá, além da família. Mário completaria 74 anos no próximo dia 9 de agosto.

O ex-senador foi infectado com o vírus Sars-Cov-2 em um presídio de Rondônia, onde seguia detido após ser apontado pelo Ministério Público por uma ação em 2015 de fazer parte de um esquema de fraudes de licitações públicas no estado.

De acordo com Lima, Calixto estava sob observação médica há cerca de duas semanas no Hospital Prontocordis e morreu por volta das 18h. 

Mário Calixto foi senador por Rondônia, de 2004 a 2007, na condição de 1° suplente na vaga deixada por Amir Lando. Também era proprietário do jornal O Estadão do Norte e foi atuante no rádio.

Até esta quarta-feira (17), Rondônia acumula mais de 13,5 mil casos e quase 400 mortes.

As estatísticas apontam que, até esta quarta-feira (17), os casos estão divididos da seguinte forma:

  • 4.832 pessoas recuperadas;
  • 361 óbitos;
  • 390 pacientes internados;
  • 46.377 testes feitos;
  • 13.888 casos suspeitos aguardando resultado.

Ainda de acordo com a pasta, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 77,4% até esta quarta-feira.

Porto Velho é a região com o maior número de infectados: são 8.469 confirmações. Depois vem Guajará-Mirim (834), Ariquemes (817) e São Miguel do Guaporé (605).

Mais uma Vítima Porto Velho Mário Calixto Rondônia ex-senador Coronavírus