Rondônia

Justiça paralisa ação de transferência para RO de preso suspeito de ser um dos maiores desmatadores

Medida é de segurança por causa da pandemia do novo coronavírus.
Por G1 RO
Publicado 05/06/2020
Atualizado 28/09/2020
Foto: Polícia Federal/Reprodução

A Justiça decidiu paralisar a ação de transferência para Rondônia de C. V. P., suspeito de ser um dos maiores desmatadores do Brasil. A motivo é pela segurança dos agentes públicos que fariam a escolta do preso, por conta da pandemia do novo coronavírus.

A decisão é do juiz Arlen José de Souza. O empresário foi detido em casa no dia 23 de outubro do ano passado em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, durante a Operação Deforest, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em conjunto com o Ministério Público. Nesse meio tempo, um pedido de habeas corpus para o suspeito chegou a ser negado.

Desde então, o empresário segue preso no presídio federal do Mato Grosso do Sul. O processo até então em curso era para que o suspeito fosse encaminhado ao Centro de Ressocialização de Ariquemes.

Mas, por medida de prevenção e segurança para que os agentes públicos que fariam a escolta do empresário não fossem expostos ao risco de contágio com o vírus Sars-Cov-2, a ação foi paralisada.

Mesmo assim, ainda deve ser julgada. A determinação também é do Conselho Nacional de Justiça.

O empresário chegou a ser levado ao presídio federal de Porto Velho durante a operação, antes de ser encaminhado ao sistema prisional de Mato Grosso do Sul.

De acordo com as investigação da PF, o empresário é suspeito de ser um dos maiores desmatadores do país, sendo dono de cerca de 120 madeireiras na Região Norte em nome de laranjas.

A equipe de reportagem entrou em contato com a defesa do empresário, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Na época da prisão, a defesa informou que iria "produzir provas no processo" e que o empresário "está sendo acusado injustamente". Disse ainda que a transferência do suspeito ao presídio federal em Campo Grande (MS) prejudicaria o acesso da defesa ao cliente.

Decidiu Paralisar EMPRESÁRIO Justiça Decidiu MATO GROSSO Rondônia Presídio Federal Suspeito Agentes Públicos Federal Arlen José