Rondônia

Arroz: tendência é de preços em alta no Brasil, diz consultoria

De acordo com a Cogo – Inteligência em Agronegócio, as cotações do produto no Rio Grande do Sul já subiram quase 43% nos últimos 12 meses
Publicado 26/05/2020
Foto: © Pxhere

Os preços globais do arroz beneficiado registram fortes altas em 2020 e devem seguir sustentados nos próximos meses, de acordo com a consultoria Cogo – Inteligência em Agronegócio. O arroz tailandês WR 100%B acumula uma expressiva alta de 23,5% entre janeiro e maio de 2020 e de 30,3% nos últimos 12 meses.

“Isso se deve à demanda predominantemente impulsionada pela alimentação humana, por causa da forte demanda doméstica dos consumidores resultante das medidas de isolamento para controle da pandemia do novo coronavírus”, aponta.

A tendência é altista no curto prazo para os preços do arroz em casca e do produto beneficiado no mercado brasileiro, mesmo com o avanço da colheita das áreas irrigadas no Sul do Brasil e nos países produtores do Mercosul, diz a empresa.

O preço FOB ao produtor do Rio Grande do Sul registra uma forte alta de 21,4% nos últimos 30 dias, de 31,2% no acumulado de 2020 e de 42,9% nos últimos 12 meses.

Com a demanda acentuada no varejo no período de eclosão da pandemia de Covid-19, as indústrias desovaram estoques e muitas ficaram desabastecidas, necessitando elevar as aquisições de arroz em casca dos produtores, para manter a reposição no varejo.

O elevado patamar do dólar no Brasil influi negativamente nas importações e, ao mesmo tempo, combinado com a forte alta das cotações internacionais (em dólares), estimula o forte aumento das exportações, que registraram forte alta de 76% em abril sobre março de 2020 e ficaram 14% acima do mesmo mês do ano anterior.

Consultoria Cogo Agronegócio Alta Devem Seguir Forte Seguir Sustentados Forte Alta Registram Fortes Cogo Inteligência