Polícia
Polícia e Funai flagram garimpo e extração de madeira em torno de terra indígena em Rondônia
Flagrante ocorreu durante fiscalização contra crimes ambientais nesta semana e ninguém foi preso. Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é alvo de ações de desmatamento.

Por G1 RO
Publicado 22/05/2020
Atualizado 22/05/2020
A A
Foto: Divulgação/Associação Kanindé

Equipes do Batalhão da Polícia Ambiental (BPA) e da Fundação Nacional do Índio flagraram nesta semana um garimpo e atos de extração de madeira no entorno da terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau, no município de Campo Novo de Rondônia. Além da abertura de uma estrada, barracos, uma serra e de madeira foram encontradas. Ninguém foi preso.

De acordo com boletim de ocorrência, o flagrante ocorreu em meio aos trabalhos dos órgãos para frear crimes ambientais.

Primeiro, os fiscais se depararam com uma estrada em fase de abertura já com cinco quilômetros de largura e comprimento, dando acesso a uma área antiga de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Depois, encontraram barracos montados e uma serra, além de madeira já serrada. Nenhum suspeito responsável pelo crime foi encontrado.

Alvo de desmatamento
A TI Uru-Eu-Wau-Wau é alvo constante do desmatamento. No ano passado, ficou entre as 10 terras mais desmatadas do país. Com 1.857 mil hectares de área, a Uru-Eu-Wau-Wau já perdeu 42,54 km² entre 2008 e novembro de 2019, conforme dados do Prodes.

A floresta na terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau garante a sobrevivência de cinco povos, sendo dois isolados, ou seja, sem qualquer contato com pessoas de fora da aldeia. Eles dependem exclusivamente do que a mata oferece. A terra também está na lista das mais desmatadas do país.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), duas áreas invadidas foram ocupadas pela Associação Rural Rio Bonito, do município de Campo Novo de Rondônia, que estaria loteando e comercializando as áreas.

Fonte: G1 RO

Polícia Ambiental   índio Flagraram   Fundação Nacional   BPA   Ambiental   Batalhão   Polícia   FUNDAÇÃO   Índio   MADEIRA  

Mais em Polícia

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.