Rondônia

ALE-RO aprova projeto de lei que reduz mensalidades escolares durante período de calamidade

Descontos vão de 10% a 30% dependendo da quantidade de alunos na instituição. Projeto foi aprovado em duas sessões.
Por G1 RO
Publicado 21/05/2020
Foto: Diêgo Holanda/G1

Foi aprovado em duas votações na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) o Projeto de Lei 491/20 que propõe uma redução de até 30% nas mensalidades da rede privada de ensino enquanto durar o período de calamidade pública em função do novo coronavírus.

As votações aconteceram em sessão realizada na última terça-feira (19). O documento prevê desconto de 10% no valor da mensalidade em escolas com até 500 alunos, de 20% em escolas com 501 a 1000 alunos e 30% para instituições de ensino com mais de mil alunos.

Esses descontos devem ser calculados desde o início do decreto de calamidade pública, no final de março. O abatimento é válido para ensino fundamental, médio, técnico e escola de idiomas. Não foram inclusas instituições de ensino sem fins lucrativos.

Na justificativa do projeto de lei consta que, com a suspensão das aulas presenciais, as escolas estão com despesas reduzidas como: a manutenção do espaço, água, energia e alimentação dos funcionários e alunos.

Segundo a Assembleia, o projeto foi aprovado após conversas com os sindicatos que representam as escolas.

Assembleia Legislativa Legislativa Rede Privada Ensino Enquanto Durar Escolas calamidade pública Alunos Ensino Enquanto Rondônia