Geral
ENEM 2020: Conheça 6 ferramentas de estudos gratuitas para o exame
Com provas agendadas para novembro e aulas que seguem sem previsão de retorno presencial, alunos precisam adaptar-se na preparação para o vestibular

Por Correio Braziliense
Publicado 19/05/2020
A A
Foto: Pixabay/Reprodução

Com escolas operando em Ensino Remoto Emergencial (ERE) devido a pandemia do coronavírus, muitos alunos buscam alternativa de estudos e preparação para o exame. Confira seis plataformas de ensino gratuito para se preparar para o Enem.

1- Trilha do Enem 

A plataforma gratuita conta com algoritmos de adaptive learning, ferramenta que detecta as dificuldades de cada aluno, possibilitando um plano de estudos personalizado. Além de videoaulas ao vivo com tradução simultânea em libras, a Trilha oferece três tipos de simulados: rápido, customizado e temático.

Para guiar melhor o usuário, os desempenhos por conteúdo e por habilidades são medidos constantemente. Os cálculos usam a metodologia Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma aplicada no Enem, que varia em uma escala de 0 a 1000. 

Após a prova, o candidato pode ainda acompanhar aula de gabarito extra-oficial e simular sua nota. A plataforma pode ser acessada no endereço.

2- Stoodi Portas Abertas

A ferramenta on-line oferece acesso gratuito a mais de cinco mil videoaulas de todas as disciplinas, separadas por módulos. O site disponibiliza ainda um banco de questões com mais de 30 mil exercícios para a prática do conteúdo aprendido.

3- Anglo Box

A marca Anglo, da SOMOS Educação, oferece a vestibulandos de todo o país o Anglo Box, plataforma com aulas gratuitas, ministradas pelos próprios professores do cursinho, ao todo são 477 videoaulas. Os estudantes ainda conferem dicas de como se organizar para estudar em casa.

4- Duolingo

O Duolingo é um aplicativo gratuito que ensina diversas línguas de forma dinâmica. O estudante pode aprender a falar, escrever e ler o idioma de sua opção. Considerando que o Enem exige a escolha de um idioma, entre inglês e espanhol, para a realização da prova de língua estrangeira. A ferramenta ajuda os alunos a se prepararem para essa parte do exame. O estudante pode fazer as atividades de forma flexível, escolhe local e horário pelo próprio celular. Para acessar basta entrar no site

5- Geekie Games Enem

O Geekie Games é um jogo com videoaulas, exercícios e simulados que preparam o vestibulando. A iniciativa é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Apesar de ter planos mais incorporados e personalizados que são pagos, os estudantes podem se registrar e usar a ferramenta de forma gratuita com mais de 600 videoaulas e simulados on-line. Acesse.

6- Simulado Enem SOMOS

Mesmo realizado de forma remota em função da necessidade de isolamento social, o Simulado Enem SOMOS acontecerá na versão digital nos dias 20 e 27 de maio, das 15h às 20h30, por meio da plataforma Plurall.

Assim com o Enem, o simulado será dividido em duas fases: 1º dia serão avaliados Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias; 2º dia Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

A expectativa é que mais de 40 mil estudantes de várias partes do país realizem a prova. Mais informações, no site.

Fonte: Correio Braziliense

Alternativas   Enem   Simulado Enem   Ensino Remoto  

Mais em Geral

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.