Rondônia

Novos médicos graduados recebem treinamento para atuarem contra a Covid-19 em Rondônia; inscrições continuam abertas

Novos Profissionais foram recebidos pelo secretário, Fernando Máximo, e o médico e instrutor Sérgio Melo
Publicado 18/05/2020
Atualizado 18/05/2020
Foto: Ítalo Ricardo

Neste domingo (17), 24 novos médicos graduados, aprovados no processo seletivo emergencial da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau),  participaram de um treinamento para atender pacientes graves que estão em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), nas unidades hospitalares estaduais.

Os novos médicos também vão integrar a equipe de profissionais do Hospital Regina Pacis, comprado pelo Governo do Estado para atender pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19.

O secretário da Sesau, Fernando Máximo, explica que “a contratação desses profissionais faz parte do pacote de medidas do Governo do Estado no enfrentamento ao novo coronavírus”.

O curso aconteceu no Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde (Cetas) e o treinamento foi ministrado pelo médico Sérgio Melo. “A aula é específica sobre a fisiopatologia de todos os tipos de choque no paciente com coronavirus e o tratamento visando aqueles que estão em estado grave”, disse.

Os médicos, Mateus Duque e Sara Schereder, que se formaram pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), e fazem parte de uma leva de estudantes que tiveram a colação antecipada para combater o coronavírus, foram selecionados no chamamento emergencial e não imaginavam iniciar na profissão durante uma pandemia, mas ressaltaram que querem colocar em prática tudo que aprenderam.

“Todos os profissionais de saúde do mundo estão enfrentando a mesma batalha e nós vamos entrar nesta batalha com toda força de vontade para ajudar a salvar vidas, e no final poder dizer que vencemos o coronavírus, pois acreditamos que a cura ou uma vacina estão próximos”, disse, a médica Sara Shereder.

Na ocasião, Fernando Máximo deu as boas vindas aos novos servidores e reforçou algumas medidas que foram tomadas, antes mesmo do primeiro caso da doença em Rondônia, como a compra antecipada de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), que estão sendo usados de forma racional, mas que não há falta desses equipamentos. “A proteção do profissional da linha de frente é primordial, por isso a Sesau tem tomado todas as medidas necessárias”.

CONVOCAÇÃO EMERGENCIAL

O governo do Estado de Rondônia, por meio Sesau, lançou na última semana o edital nº 73.2020.SEGEP.GCP, para novas inscrições de profissionais da área da saúde. Ao todo, 1.520 já foram convocados e 520 estão atendendo nas unidades hospitalares do Estado.

Segundo o secretário de saúde, os profissionais convocados reforçam a rede de combate à Covid-19 em Rondônia. “Todos os profissionais que aceitam lutar conosco contra a pandemia recebem treinamentos. E agradecemos a cada um, pois esse reforço é muito importante para salvar vidas”, destacou Fernando Máximo.

As inscrições para este último edital de Cadastro Reserva ainda estão abertas, segundo a coordenadora de Recursos Humanos da Sesau, Neucila Barato. “Esse último edital é para Cadastro Reserva. Todos os profissionais que nos enviaram a documentação serão convocados para atuarem na saúde do Estado”, explicou.

Secretaria Estadual Tratamento Intensivo Atender Pacientes Estado Processo Seletivo Regina Pacis Hospital Regina Saúde Profissionais Sesau