Rondônia

Setor Produtivo de Rondônia recebe equipamentos e maquinas agrícolas

Entrega dos maquinários e equipamentos visa atender às necessidades dos produtores rurais dos municípios
Publicado 18/05/2020
Fotos: Arquivo Seagri

Os municípios de Ministro Andreazza, Seringueiras, Novo Horizonte, Castanheiras, Cacaulândia, Alto Paraíso, Guajará-Mirim e Nova Mamoré,  receberam através do governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), vários equipamentos e maquinários para os om recursos provenientes do Ministério da Defesa, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A aquisição dos equipamentos e maquinários agrícolas visa atender às necessidades dos produtores rurais com infraestrutura básica e condições necessárias para o desenvolvimento das atividades de agricultura familiar, disponibilizando meios para aumentar a produtividade, contribuindo assim para o fortalecimento do setor produtivo primário do estado de Rondônia, gerando emprego e o desenvolvimento econômico.

Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), representantes das prefeituras municipais estão se deslocando até a capital para recebimento, onde a Seagri está liberando uma equipe para auxiliar no repasse dos bens aos municípios que não têm condições de se deslocarem até Porto Velho. Os equipamentos serão repassados às prefeituras, firmados através de convênios, que darão apoio às secretarias de agricultura municipais e associações, para beneficiar os produtores rurais. Todos os municípios deverão prestar conta dos bens adquiridos.

BENS

Os municípios de Ministro Andreazza, Novo Horizonte, Castanheiras, Cacaulândia, Alto Paraiso, Guajará-Mirim e Espigão do Oeste receberam, cada um, um caminhão 3/4 no valor de R$ 147 mil, repassados do MDS em parceria com o governo de Rondônia. O repasse dos bens irá beneficiar aproximadamente 1.100 pequenas propriedades rurais, onde grande parte são cadastradas e vinculadas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), visando melhorar as condições de produção, transporte dos produtos e armazenamento correto, além de desenvolver a economia local.

Os municípios de Seringueiras e São Miguel do Guaporé receberam através de convênios firmados, cada um, um trator de pneus para o preparo do solo e mecanização agrícola nas propriedades rurais da agricultura familiar e uma carreta agrícola para o transporte de silagem, adubos, grãos, frutas e produtos diversos (secos, úmidos, leves ou pesados). O município de Guajará-Mirim também recebeu uma grade aradora utilizado para a preparação do solo. Todos esses maquinários e equipamentos são provenientes do Programa Calha Norte (PCN).

O município de Nova Mamoré recebeu um veículo tipo pick-up strada, também oriundo de convênio entre o governo do Estado, por meio da Seagri e MDA, que será utilizado no apoio aos programas Porteira a Dentro e PAA, além de auxiliar as atividades de monitoramento das atividades das associações rurais.

Mesmo em meio a pandemia, a Seagri continua realizando as atividades de entregas obedecendo todas as medidas de prevenção emitidas pelo Ministério da Saúde e governo do Estado, para evitar o contágio e a disseminação do coronavírus.

Necessidades Desenvolvimento Agrário Agricultura Agricultura Familiar Rondônia