Rondônia

Ministério da Agricultura apreende fertilizantes e agrotóxicos falsificados

O comerciante responderá na Justiça por interceptação de produto falsificado e corresponsabilidade em crime ao meio ambiente e ao consumidor
Publicado 15/05/2020
Foto: flickr / Vinícius Mendonça/Ibama

Uma ação de fiscalização no município de Petrolina (PE) para averiguar a origem de agrotóxicos comercializados aos produtores rurais da região resultou na apreensão de 630 quilos de agrotóxicos falsificados e 1,2 mil litros de fertilizantes fraudados.

A ação partiu de suspeita do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA/MG) comunicada ao Ministério da Agricultura. Em abordagem o motorista de um caminhão demonstrou inquietação e preocupação ao ser parado no posto fiscal. A princípio, a única irregularidade seria a falta de sinalização do veículo por transportar agrotóxicos, porém, ao apresentar a nota fiscal da carga, a Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais averiguou se tratar de uma nota fiscal fraudada.

A partir de então, foi montada uma operação de inteligência pela Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins do Mapa, as Superintendências Federais de Minas Gerais, Pernambuco e Bahia, o IMA/MG e as empresas registrantes dos produtos que auxiliaram na identificação dos lotes.

No destino do caminhão, foram encontrados 630 quilos de defensivos fraudados. O comerciante que adquiriu o produto teve sua mercadoria apreendida e responderá processo administrativo. Também foram encontrados 1.200 litros de fertilizantes fraudados, além de fertilizantes sem registro no ministério, e outros sendo comercializados vencidos.

Os agrotóxicos e fertilizantes fraudados apreendidos deverão ser incinerados após apuração das responsabilidades. O comerciante ainda responderá na justiça por interceptação de produto falsificado e corresponsabilidade em crime ao meio ambiente e ao consumidor.

Produtores Rurais Região Resultou MINAS GERAIS Instituto Mineiro Fertilizantes Fraudados Agrotóxicos Petrolina Nota Fiscal fertilizantes Fraudados