Rondônia

Rondônia confirma mais um caso de novo coronavírus e total vai a 11

Segundo a Sesau mais um caso, que seria o 12º do estado, aguarda contra prova no Lacen. Boletim foi publicado na tarde deste sábado (4).
Por G1 RO
Publicado 05/04/2020
Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) confirmou mais um caso do novo coronavírus, elevando o total para 11 no estado. A informação consta no boletim divulgado pela Sesau na tarde deste sábado (4). O estado continua com uma morte registrada por Covid-19.

O 11º caso, segundo o boletim, é de uma mulher de 44 anos, moradora de Porto Velho e que se recupera em casa.

A Secretária Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), divulgou a confirmação de um 12º caso de coronavírus. Mas a Sesau ainda aguarda a contra prova realizada pelo Laboratorio Central de Rondônia (Lacen), já que o teste feito pela Semusa é proveniente de um laboratório particular, que segundo a Sesau, não é credenciado pelo Ministério da Saúde.

O boletim ainda cita que há:

87 casos aguardando resultado;
603 casos descartados.

Até a sexta-feira (3) os dados do governo revelavam 165 exames aguardando resultado e 518 casos descartados.

'Disque Corona'
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) divulgou nesta semana o "Disque Corona" com o objetivo de tirar dúvidas de moradores sobre a Covid-19 antes de procurarem as unidades de saúde de Rondônia.

Segundo a Sesau, profissionais de saúde são as pessoas que atendem a população do outro lado da linha e orientam o que é recomendado para cada caso.

Quem são os infectados?
Ji-Paraná: Paciente de 29 anos, que mora em São Paulo, e que esteve na cidade a trabalho;
Porto Velho: Pacientes de 35 anos e 45 anos. Ambos apresentaram sintomas depois de retornarem de viagens;
Porto Velho: Pacientes de 39 anos e 36 anos. Os dois são um casal de Porto Velho. O homem foi diagnosticado com a doença após voltar de São Paulo e a mulher apresentou sintomas depois que o marido retornou de viagem;
Porto Velho: Paciente de 31 anos. Ela não tem histórico de viagem para outro país com transmissão de Covid-19 nos últimos 15 dias.
Porto Velho: Paciente de 66 anos. Ela não tinha histórico de viagens e deu entrada no hospital com sintomas como tosse e febre. A senhora morreu no dia seguinte a internação.
Jaru: Paciente de 35 anos. A mulher veio de viagem, então pegou o vírus fora do município. Estava em quarentena, foi monitorada e passa bem.
Porto Velho: Paciente de 45 anos. Ela apresentou os primeiros sintomas no dia 18 de março e, com isso, coletou amostra no Pronto Atendimento Municipal Ana Adelaide. Está em isolamento social e é monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).
Porto Velho: Paciente de 70 anos. Ela é o primeiro caso de paciente diagnosticado com Covid-19 que está internado em Rondônia.
Porto Velho: Paciente é uma mulher de 44 anos se recupera em casa.
Pandemia
O Ministério da Saúde atualizou seus números neste sábado (4), informando que o Brasil tem 431 mortes e 10.278 casos confirmados para a doença. Balanço da pasta ainda listou neste sábado, 72 mortes a mais que na véspera, o que representa um aumento de 20%. Taxa de letalidade está em 4,2%.

 

Saúde Casos Descartados Sesau Porto Velho Porto caso casos Secretaria Municipal
Foto: Reprodução