Rondônia

Ministério da Saúde muda plataforma de informações e altera rotina de envio de dados sobre coronavírus em Rondônia

O coordenador do Cievs estadual, Sid Orleans, explicou que o sistema do Ministério, além de corrigido para o funcionamento normal, brevemente será atualizado com novas definições operacionais que serão definidas pela pasta de saúde do Executivo Federal
Publicado 24/03/2020
Atualizado 24/03/2020
Fotos: Frank Néry

O Ministério da Saúde (MS) está em processo de mudança e adequação na plataforma de dados que agrega as informações relacionadas ao novo coronavírus (Covid-19), com limitação de acesso aos Estados e mudança na nomenclatura de casos.

Uma das mudanças foi quanto à utilização do sistema de notificação REDCap, que está sendo integrado ao link  Kibana/formsus2. A alteração causou instabilidade nas informações e impediu o envio de relatório para compor o Boletim 11, que deveria ser emitido na segunda-feira (23), pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), gerência ligada à Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa).

O coordenador do Cievs estadual, Sid Orleans, explicou que o sistema do Ministério, além de corrigido para o funcionamento normal, brevemente será atualizado com novas definições operacionais que serão definidas pela pasta de saúde do Executivo Federal.

Nessa configuração, o Ministério da Saúde divulga os casos notificados (todos os registros), os casos descartados, que são os que já tem resultado do exame laboratorial, os casos confirmados e há ainda uma nova variável para casos aguardando resultado.

Os únicos dados de acesso do Estado de Rondônia ao novo link do kibana/formsus2, no dia 24 de março, às 17:37  horas são 555 casos notificados de coronavírus em Rondônia, sendo, 48 descartados e 3 casos confirmados, divulgados anteriormente.

Dados detalhados com a situação individual dos municípios não estão disponíveis nesse processo de integração.

Ministério da Saúde Covid-19 Plataforma de Informações Casos Notificados Casos Confirmados Saúde Rondônia REDCap