Rondônia

Boi gordo: farelo de soja sobe mais de 11% em um ano

A Scot Consultoria afirma que a expectativa é de mercado firme caso o dólar siga valorizado e a demanda pelo insumo aquecida
Publicado 24/03/2020
Foto: Madson Maranhão/Seagro-TO

Os preços do farelo de soja subiram no mercado brasileiro no embalo da soja em grão. Apesar da colheita em andamento no país e a previsão de uma safra recorde no cilo 2019/2020), a boa demanda doméstica e para exportação e, principalmente, a forte valorização do dólar, elevaram as cotações do grão e do farelo em reais.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, em São Paulo, a tonelada de farelo de soja ficou cotada, em média, em R$ 1.428,43, sem o frete, na primeira quinzena de março. Houve alta de 2,1% em relação a fevereiro último e na comparação com março do ano passado, o insumo está custando 11,4% mais este ano.

“Para o curto e médio prazos, o câmbio e a demanda são os principais fatores de precificação do grão no mercado interno”, diz a empresa.

A expectativa é de mercado firme caso o dólar siga valorizado e a demanda aquecida. “Lembrando que a China segue comprando grandes volumes do grão de soja brasileira”, comenta a Scot.

Mercado Brasileiro Soja Scot Consultoria grão MERCADO Demanda Preços