Agronegócio
Até agora, Brasil registra 47% menos casos de ferrugem asiática na soja
Até o momento o país contabiliza 191 casos da doença e tudo indica que o país poderá fechar a safra com o menor números de ocorrências da história

Por Canal Rural
Publicado 23/03/2020
A A
Foto: Leila Costamilan/Embrapa Trigo

O Brasil registra até o momento 191 ocorrências de ferrugem asiática na soja da safra 2019/2020. Na mesma época do ano passado o índice estava em 362 casos. Naquele ano o país registrou um total de 402 ocorrências da doença. A boa notícia é que os relatos da doença não estão aumentando tanto e o país caminha para o menor número de casos da história.

A menor quantidade de ocorrências de ferrugem asiática no país foi na safra 2011/2012, quando ao final chegaram a 265 casos. O levantamento do consórcio antiferrugem começou a ser realizado na safra 2004/2005, na época 332 casos da doenças foram relatados.

Até o dia 20 de março o país registrou 191 casos da doença, 9 casos a mais do que uma semana antes (182).

Claro que até a safra ser totalmente colhida muita coisa pode acontecer. Afinal, o Rio Grande do Sul que costuma liderar o número de ocorrências, ainda tem muita soja para colher. O estado recolheu 19% da área até o momento e é o 4º a ter mais casos no país nesta safra, com 22 casos. Vale ressaltar que o clima seco que afeta o estado e derruba a previsão de produção, também diminui a incidência da doença, restando pelo menos a esperança que os prejuízos com esse problema não afetem a pouca soja que os agricultores colherão.

O estado que mais casos possui no momento é o Paraná, com 71 casos. Mas por lá a colheita se encaminha para o fim já que 80% da área foi colhida. Depois vem Mato Grosso do Sul com 37 casos e a colheita em 99%. Em terceiro aparece Goiás, com 23 casos e 84% da safra colhida.

Foto: Canal Rural

Fonte: Canal Rural

Brasil Registra   casos   Safra   ocorrências   Doença   ferrugem asiática   Estado   País Registrou  

Mais em Agronegócio

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.