Rondônia

Rondônia confirma mais 2 casos de coronavírus; total vai a 3

Novos casos são de pacientes moradores de Porto Velho. Balanço foi divulgado na tarde deste sábado (21).
Por G1 RO
Publicado 22/03/2020
Foto: Cássia Firmino/Rede Amazônica

Mais dois casos de pacientes com coronavírus foram confirmados em Rondônia pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) na tarde deste sábado (21). Com isso, o total de casos positivos no estado vai a três. Não há morte no estado em decorrência do novo coronavírus.

Os dois pacientes com coronavírus são moradores de Porto Velho; um deles tem 35 anos e, o outro, 45 anos. Estes são os primeiros casos da Covid-19 na capital rondoniense.

Conforme a Sesau, os dois pacientes estão em isolamento domiciliar em Porto Velho e sendo monitorados pela equipe médica. Os casos são considerados como transmissão importada da Covid-19, pois ambos apresentaram sintomas depois de retornarem de viagens.

Estes dois casos confirmados foram os primeiros testados localmente no Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen). Os exames começaram a ser feitos na quinta-feira (19) por uma biomédica treinada pelo Ministério da Saúde.

Ainda conforme a Sesau, 35 amostras de pacientes foram coletadas no dia 16 de março. Já no dia 17 foram coletadas mais 45 amostras. Na primeira remessa de teste no Lacen foram 19 amostras examinadas, sendo nenhuma confirmada. Na segunda remessa foram realizados 22 exames, dando 2 positivos para coronavírus.

Pedido para ficar em casa
Em entrevista feita no Lacen, o secretário Fernando Máximo reiterou a necessidade das pessoas de ficarem em casa.

"Fiquei extremamente chateado ontem quando andava na cidade de Porto Velho para monitorar a situação, e vi várias pessoas em bares. Cheguei a filmar uma mulher em um bar e ela disse: 'olha aí, mais um filmando'. Ela riu e isso é um absurdo. Eu comuniquei a polícia. A gente está tentando preservar a vida das pessoas e as nossas vidas. Se começar adoecer, vai parente nosso também ficar doente", disse Máximo.

Eliana Pasini, secretaria municipal de saúde de Porto Velho, também participou da coletiva de imprensa no Lacen.

Até o último balanço da Sesau, Rondônia tem 9 casos descartados e 137 casos suspeitos em várias cidades: Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Pimenta Bueno, Ouro Preto do Oeste, Rio Crespo, Rolim de Moura, Alta Floresta, Espigão D'Oeste, Jaru, Nova Brasilândia e Santa Luzia.

O primeiro caso de coronavírus confirmado em Rondônia foi na cidade de Ji-Paraná. Trata-se de um homem de 29 anos que esteve na cidade a trabalho, apresentou os sintomas e contratou um médico particular para fazer os exames. O laboratório apresentou teste positivo para Covid-19 e o resultado foi reconhecido pelo Ministério da Saúde.

Por causa disso, o Governo de Rondônia decretou estado de calamidade pública por causa da pandemia do coronavírus e mandou fechar alguns estabelecimentos comerciais, assim como a proibição da operação de aeroportos estaduais e viagens de ônibus interestaduais e internacionais.

Onde tirar dúvidas?
O governo de Rondônia tem dois números de CIEVS para ajudar e orientar moradores quanto aos sintomas e procedimentos para exames do coronavírus. Os telefones são 0800 642 5398 e 0800647 1010.

SUSPEITOS Saúde Coronavírus casos Rondônia Pandemia