Polícia
PM traça medidas de prevenção contra o Coronavírus para atuação rotineira do policial militar em RO
Decreto Estadual nº 24.871, 16 de março de 2020.

Por Paulo Ricardo e soldado PM Renata Pimentel
Publicado 20/03/2020
Atualizado 20/03/2020
A A
Fotos: Soldado PM Edixon e Daiane Mendonça

Em busca de proporcionar aos policiais militares condições para o trabalho de rotina adequando à questão de prevenção em relação à propagação do Coronavírus (Covid-19), ações que visam garantir a saúde da tropa no desenvolvimento de suas atividades da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) foram discutidas na manhã de sexta-feira (20) com o comandante geral da Corporação, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, e demais comandantes dos Batalhões da Polícia Militar e oficiais médicos.

Conforme discutido, o serviço da Polícia Militar de Rondônia continuará normalmente, mas algumas alterações na rotina do policial como cuidados referentes à higienização de equipamentos de uso comuns e no tocante à mudança na escala de serviço estão sendo avaliadas.

Para que o policial militar não venha a ter tantas consequências, com a exposição demasiada, considerando a situação de emergência no âmbito de saúde pública através do Decreto Estadual nº 24.871, 16 de março de 2020, as alterações no serviço operacional e a possível mudança no regime da escala de serviço foram discutidas.

A reunião também contou com a presença do subcomandante-geral, coronel PM Rildo José Flores; o coordenador de Planejamento Operacional – CPO, coronel PM Alexandre França; coordenador do Comando Regional de Policiamento-CRP, coronel PM Drayton Florêncio.

ESCALAS OPERACIONAIS

O coordenador do CPO, coronel PM Alexandre, salientou que a proposta é que cada batalhão possa administrar suas escalas e assim aumentar o período de folga do policial, para que este possa vir a passar mais tempo em casa e com sua família.

“O serviço ordinário de patrulhamento estará recebendo reforço de outros policiais militares que estavam em outras atividades, como: o Curso de Formação de Sargentos-CFS, que foi suspenso, policiais que atuam em atividades na administração ou policiais que estavam voltados para outra atividade operacional ou administrativa que não era o rádio patrulhamento”, disse coronel PM Alexandre.

Com tal proposta, o regime de escalas operacional que atualmente é de 12 horas de trabalho por 24 horas de descanso e 12 horas de trabalho por 72 horas de descanso, possam vir a ter até 96 horas de descanso, sendo 12×24 até 12×96.

PREVENÇÃO

A PMRO também instituiu medidas de prevenção à saúde através da Resolução nº 0244/2020/PM-ASSELEGIS, que orienta os policiais quanto aos critérios para realizar abordagem policial e maneiras de higienizar as mãos após abordagem pessoal ou veicular, dentre outras.

Durante a reunião, o coronel PM Ronaldo enfatizou a necessidade das medidas preventivas. “Este momento é de conscientização coletiva, é necessário manter nossos militares saudáveis para que possamos dar continuidade ao serviço prestado à população”, disse.

O capitão PM médico Basso destacou que na ausência de álcool gel, a guarnição policial pode fazer o uso de água e sabão líquido, vindo a lavar posteriormente o rosto, sendo que desta maneira o vírus não possui condições de se propagar.

Para esclarecer mais dúvidas de situações cotidianas que envolvem a rotina policial militar e medidas de prevenção do Covid-19, a Coordenadoria de Saúde em conjunto o Diretoria de Comunicação Social – DCOMS irão emitir informações e esclarecimentos.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Fonte: Assessoria de Imprensa

Polícia Militar   Flôres Corrêa   Mauro Ronaldo   Ronaldo Flôres   policial militar   Visam Garantir   Rotina Adequando  

Mais em Polícia

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.