Rondônia

Fertilizantes: analista recomenda comprar potássio e segurar fosfatados

De acordo com consultor da INTL FCStone, os produtos vivem momento de preços bem diferentes apesar de o dólar estar a R$ 5
Publicado 16/03/2020
Foto: Gabriel Souza Martins/ Embrapa

Este é o melhor momento para comprar potássio, afirma o consultor de Fertilizantes da INTL FCStone, Marcelo Mello. Em relação aos fosfatados, a recomendação do especialista é aguardar mais alguns meses. Ele frisa que a disparidade está relacionada ao cenário de oferta e demanda desses produtos, tendo pouco a ver com o surto de coronavírus.

Mello afirma que dezembro de 2019 foi o melhor momento para comprar os fosfatados, que atingiram os menores patamares em 13 anos. Porém, de lá para cá, o mercado subiu muito. “Há perspectiva de que os EUA tenham uma safra muito boa, assim eles comprarão esses comprarão fertilizantes para repor nutrientes no solo após duas safras com aplicações muito ruins. Isso puxou o preço”, diz. Outro fator que pesou foi o corte de produção.

Somando a alta dos produtos em dólar (18%) com a depreciação na taxa de câmbio (22%), os fosfatados ficaram 44% mais caros desde dezembro. “Mas esse preço tende a cair, ele já está estável há algumas semanas. Cairá com força a partir de maio”, projeta.

Quanto ao potássio, Mello diz que a situação é inversa. “Disse aos meus clientes que queriam comprar em dezembro que o valor da tonelada em dólar cairia, e recuou mais de US$ 50. Esse é um momento excelente para comprar potássio, que começará a subir a partir de maio/junho”, diz.

Segundo o consultor, o potássio ficou mais baixo por problemas nos fundamentos. “A china, que é grande importadora, foi impactada pela peste suína africana e acabou comprando menos, atrasando. Mas a partir de maio ela terá que comprar”, afirma.

Intl Fcstone Marcelo Mello fertilizantes Fosfatados Potássio Consultor Coronavírus EUA