Rondônia

Suspeita de coronavírus em Rondônia ainda não foi descartada

Não há casos confirmados ou descartados no estado, segundo Ministério da Saúde. No Brasil há 674 casos suspeitos.
Por G1 RO
Publicado 08/03/2020
Foto: Ali Shirband/Mizan News Agency via AP

O Ministério da Saúde ainda não descartou o caso suspeito de coronavírus em Rondônia. A paciente monitorada é uma mulher de 43 anos que viajou ao Japão, em fevereiro, e durante o voo de volta, esteve no mesmo avião do paciente de São Paulo com diagnóstico já confirmado para coronavírus.

Rondônia entrou na lista de de estados suspeitos para COVID-19 no dia 2 de fevereiro, após a mulher de Porto Velho apresentar sintomas semelhantes ao da doença que já matou 3.557 pessoas em 95 países e territórios - de acordo com o levantamento do jornal The New York Times de sábado (7).

A previsão era que o exame da paciente ficasse pronto e fosse divulgado no sábado (7), mas a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) informou que houve uma prorrogação e o resultado deve sair apenas na segunda-feira (9).

No Brasil, até este domingo (8), já são 19 pacientes confirmados com coronavírus e há 674 casos suspeitos.

Por que a paciente de RO é considerada suspeita para coronavírus?
A moradora de Porto Velho veio do Japão em 20 de fevereiro, fez uma conexão em Paris e chegou ao Brasil no dia 22 do último mês.

Entre Paris e Guarulhos ela voou com um paciente infectado, confirmado pelo Ministério da Saúde. Cinco dias depois de desembarcar em Rondônia, a mulher começou a sentir sintomas como febre, dor de garganta, tosse, dor de cabeça e fraqueza.

Ela procurou o pronto atendimento Ana Adelaide, em Porto Velho, foi atendida e orientada a ficar em casa enquanto era acompanhada. Desde então, ela segue em isolamento domiciliar com visitas apenas de familiares mais próximos e profissionais de saúde.

No início de fevereiro, dois casos em Rondônia chegaram a ser apontados como suspeitos pela Sesau, após dois moradores rondonienses viajarem até São Paulo e dividirem um táxi com um chinês. Depois que retornaram, o homem e a mulher apresentaram sintomas "sugestivos" ao coronavírus.

Mas, em uma postagem no Twitter, o ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou que a pasta revisou os casos notificados em Porto Velho e os descartou.

Coronavírus Porto Porto Velho Paciente Fevereiro New York The New