Rondônia

Soja, café e pecuária ajudarão PIB do agro a crescer 4,1% em 2020, diz Ipea

A perspectiva de uma grande safra no Brasil está deixando o setor otimista, já que a demanda por estes produtos deve seguir aquecida
Publicado 25/02/2020
Atualizado 25/02/2020
Foto: Reprodução/Ascom Aiba

Estimativas do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), ligado ao Ministério da Economia, mostram que o PIB agropecuário de 2020 deve ser até 4,1% maior ante o de 2019. De acordo com a análise dos economistas, soja, café e pecuária serão os principais responsáveis por esse crescimento. Quem está em contato direto com o produtor, concorda com o otimismo.

A lavoura de soja alta e cheia não deixa dúvidas e, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), neste ano o Brasil deve ter uma safra recorde, com mais de 123 milhões de toneladas do grão. Resultado positivo que se reflete nas projeções do PIB do agronegócio.

“A expectativa é que nós teremos uma safra cheia. O mercado internacional, apesar deste acordo de primeira fase entre os EUA e China, é cético de que os asiáticos cumprirão o acordo, em detrimento da soja brasileira. Então nós temos um panorama positivo, por enquanto. Temos contra nós o problema do coronavírus e o câmbio que está flutuando, mas neste momento nos favorece”, diz Fabrício Rosa, diretor da Aprosoja Brasil.

Quem também está otimista é o setor de milho. Apesar de o Ipea, com base em dados da Conab, indicar uma queda de 2,3% na produtividade do grão, a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) acredita em crescimento.

“Estamos com uma safra excepcional, que deve compensar a diferença do Rio Grande do Sul e até crescer um pouco. O problema principal é que em algumas regiões o plantio realmente atrasou e a nossa expectativa é que essa segunda safra possamos colher mais do que se colheu no ano passado, principalmente estimulada pelo preço”, diz o presidente da Abramilho, Alysson Paulinelli.

Soja Café e Pecuária Pib Agropecuário MINISTÉRIO Companhia Nacional Pesquisas