Rondônia

Produtor de leite investe na produção de silagem de milho com o objetivo de dobrar sua produção em Castanheiras

A Prefeitura de Castanheiras (RO), através da Secretaria de Agricultura, está auxiliando os agricultores na produção de silagem
Publicado 08/02/2020
Atualizado 08/02/2020
Fotos: Assessoria

Aqui na propriedade do produtor, Edilson Batista da Silva, de 37 anos, localizado na linha 180, Km 17,5, lado norte no município de Castanheiras (RO), eles começam a trabalhar muito antes do sol nascer. A família do produtor todos os dias tem uma missão árdua faça chuva ou sol, levantam as 04h00 da manhã para realizar a primeira ordenha de leite.

 A ordenha de leite é feita entre a família, Edilson conta com apoio da esposa, Andreia Aparecida Viana, 40 anos, juntamente com seus filhos. São 38 alqueires de terra, 30 são de pastos, com 24 piquetes, com o sistema de pastagem rotacionada.

Bugão tira em média por dia 1200 litros de leite, realizando duas ordenha ao dia, de manhã e à tarde, são 60 vacas, cada uma produz aproximadamente 17 litros. Sua ordenha é mecânica, o que facilita o trabalho. Para o produtor, todo trabalho é lucro e garante que através da produção de leite dá para sobreviver tranquilo.

De acordo com o produtor Edilson, ele pretende dobrar a produção de leite alimentando seu rebanho com a silagem de milho e está investindo pela primeira vez na produção de silagem de milho.

“Plantamos cinco alqueires e meio de milho e nosso objetivo é transformar em aproximadamente 600 toneladas de silagem, com o objetivo de suprir o período mais crítico da pastagem natural”, destaca o produtor.

A Prefeitura de Castanheiras (RO), através da Secretaria de Agricultura, está auxiliando o agricultor na produção de silagem. “O incentivo compreende o fornecimento de ensiladeiras e outras máquinas necessárias para colheita do milho e armazenamento da silagem, nos estamos aqui para ajudar o produtor e incentivar, enfatiza o secretário de Agricultura, Nildo Domingos.

Os vereadores, Orlando Aparecido (PSDB), Ilton Ferreira (PP) e Sidinei Eliezer (MDB), acompanharam de perto a produção de silagem de milho. Segundos vereadores, “os produtores do município precisam desse incentivo para crescer, à produção de silagem é extremamente importante, pois estimula a produção leiteira, uma das principais fontes de economia do município”.

 

PRODUÇÃO PRODUTOR Silagem Edilson Batista LEITE Castanheiras Agricultura Familiar
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria