Rondônia

Após decisão de grevistas, TRT mantém multa diária de R$ 100 mil a sindicato por descumprimento de ordem judicial

Na decisão, a magistrada considera que o Consórcio tentou resolver através de propostas o problema da paralisação.
Publicado 17/01/2020
Atualizado 17/01/2020
Foto: Reprodução/Rondoniagora

Por descumprimento da ordem de retomar o serviço de transporte coletivo em Porto Velho, a juíza auxiliar da presidência do TRT da 14ª Região, Soneane Raquel Dias Loura decidiu manter na noite desta quinta-feira (16), a multa de R$ 100 mil por dia, determinada pela presidência da corte na última terça-feira (14) ao Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transportes Urbano (Sitetuperon). Pouco antes, os trabalhadores do setor haviam decidido não aceitar nenhuma das propostas apresentadas pelo Consórcio SIM e optaram por demissão em massa (individual) de forma indireta, alegando falta de pagamento de salários.

Na decisão, a magistrada considera que o Consórcio tentou resolver, através de propostas o problema da paralisação. Já os trabalhadores, que chegaram a apresentar várias propostas e depois as recusaram, terão que arcar com a multa, que começou a valer desde o dia 14. Através de sistema online as contas do Sintetuperon já foram incluídas para bloqueio.

Durante a tarde, em audiência comandada pela juíza Soneane Raquel, não houve acordo, uma vez que os sindicalistas diziam não acreditar nos compromissos patronais em razão dos constantes descumprimentos de acordos anteriores, o que levaram a categoria à descrença geral.

Nem mesmo a concordância inicial da proposta do Sitetuperon de destinar 50% da arrecadação da frota de ônibus (depois rejeitada pela diretoria sindical) convenceu a categoria.

transporte coletivo Decidiu Manter Presidência Região Porto Velho Transportes Urbano