Política
Bolsonaro comemora apoio dos EUA ao Brasil na OCDE: “1ª divisão”
Inicialmente, o país decidiu priorizar a indicação da Argentina para ingresso na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Por LUCIANA LIMA
Publicado 15/01/2020
Atualizado 15/01/2020
A A
Foto: RAFAELA FELICCIANO

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comemorou nesta quarta-feira (15/01/2020) a disposição dos Estados Unidos de apoiar a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O governo norte-americano já entregou uma carta à organização apontando o Brasil para ser o próximo país a iniciar o processo de adesão à entidade.

“A notícia é muito bem-vinda. Eu venho trabalhando há meses em cima disso, de forma reservada, obviamente. São mais de 100 requisitos para você ser aceito. Estamos bastante adiantados, na frente da Argentina e as vantagens do Brasil são muitas. Equivale ao nosso país entrar na primeira divisão”, comparou o presidente, ao se referir às categorias de futebol.

Bolsonaro disse que não tem como falar em prazo para que o ingresso ocorra, pois depende da decisão de outros países que integram a organização. No entanto, ele afirmou que, pelo presidente norte-americano, Donald Trump, o Brasil já seria membro.

“Não posso falar em prazo. Não depende somente do Trump. Se fosse só do Trump, já estava lá. Depende de outros países aí. Estamos vencendo resistências e mostrando que o Brasil é um país viável”, destacou.

Na prática, a indicação feita pelos Estados Unidos demonstra que Trump defende o Brasil para ocupar a vaga que era da Argentina na fila de postulantes a um lugar no chamado clube dos países ricos.

Bolsonaro indicou também que conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a sinalização do governo norte-americano. “Falei com o Paulo Guedes agora pela manhã. A notícia foi muito bem vinda”, completou.

Fonte: Metrópoles

Desenvolvimento Econômico   Jair Bolsonaro   Estados Unidos   PRESIDENTE  

Mais em Política

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.