Geral
Atenção aos sintomas: doença desconhecida e sem cura está matando; ONU faz alerta mundial

Por Bruno Avila
Publicado 15/01/2020
Atualizado 15/01/2020
A A
Foto: Reprodução TV Bahia

Surtos de doenças sempre causam muitas mortes e pânicos em pessoas que estão próximas dos locais atingidos. Vale lembrar do Ebola, que apavorou todo o mundo, mas logo medidas foram tomadas para que a doença fosse controlada.

Agora, uma nova doença está afetando pessoas. Já foram registradas 41 internações, sendo que um dos pacientes morreu. A doença ainda não tem um nome, pois os médicos não sabem do que se trata. A suspeita é que possa ser um vírus causado pela coronavírus.

A coronavírus causa desde uma gripe até problemas mais graves, como a MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio). A nova doença parece estar sendo transmitida pelos próprios humanos e afetou algumas famílias na China.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) está se preparando para caso aconteça um surto mais abrangente desta doença. Os sintomas são semelhantes aos da pneumonia. Isso porque os 41 casos registrados, até o momento, foram como pneumonia.

A ONU (Organização das Nações Unidas) fez um alerta emergencial e orientou hospitais do mundo inteiro para controlarem o vírus, caso ocorra a disseminação dele. Ainda não foi descoberto uma cura para o problema.

Médicos estudam antivirais para impedirem um surto mundial da doença. Em 2002, um surto da SARS (Síndrome Respiratória Aguda) afetou todo o mundo. O vírus de agora é da mesma família deste que assombrou o mundo no ano em que o Brasil foi campeão da Copa do Mundo pela última vez. Por mais que o surto esteja na China, o alerta vale para todos os países, por conta do risco.

Fonte: 1News

doenças   Surtos   Vírus contagioso   Cuidado   China   Síndrome Respiratória   Doença   MUNDO  

Mais em Geral

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.