Rondônia

Moro muda identidade funcional de polícias civis

Entre as características do novo documento está o uso do brasão da República Federativa do Brasil e abaixo as iniciais "PC"
Publicado 19/12/2019
REPRODUÇÃO/DOU

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, padronizou a carteira de identidade funcional dos policiais civis dos estados e do Distrito Federal. Agora, o documento deverá ter requisitos de qualidade e segurança próprios dos documentos oficiais de identificação.

A portaria com as mudanças foi publicada nesta quinta-feira (19/12/2019) no Diário Oficial da União (DOU). A intenção de Moro é padronizar a documentação em todo país.Os estados e o DF poderão implementar a identidade funcional em formato digital e físico. “A carteira de identidade em formato digital será fornecida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública”, determina o texto.

Entre as características do novo documento está o uso do brasão da República Federativa do Brasil e abaixo as iniciais “PC”, seguida da sigla da respectiva unidade federativa, sem traço ou espaço e na porção inferior e ao centro, escrita em negrito e em caixa alta, em fundo branco, a frase “válida em todo o território nacional”.

O documento deverá ter também um código de barras bidimensional, no padrão QR-Code (Quick Response), com dimensões de 1,4 x 1,4 cm, a ser aposto em espaço reservado com dimensões 1,5 X 1,5 cm, gerado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O código será gerado a partir de algoritmo específico homologado pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp).

“Os estados e o DF deverão exigir por parte das empresas participantes do procedimento licitatório a observância, no que couber, do disposto na Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, com vistas a garantir a proteção dos dados dos policiais civis”, frisa a portaria.

Moro determina que “os órgãos de identificação e expedição não poderão utilizar padrões de identidade funcional que não atendam a todos os requisitos” da portaria publicada nesta quinta-feira.

O policial civil deverá devolver, imediatamente, a carteira de identidade funcional ao órgão de origem do respectivo estado ou Distrito Federal, nos casos de exoneração, demissão ou cassação de aposentadoria.

 

Segurança Pública Sérgio Moro Identidade funcional Secretaria Nacional Polícia Civil