Rondônia
Estudantes de 40 etnias debatem educação indígena em Rondônia
Entre os dias 21 e 22 de novembro, o evento recebeu não só indígenas rondonienses, mas também dos estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso

Publicado 08/12/2019
A A
Assessoria de Comunicação Social / Funai

Discutir o acesso e a permanência de indígenas nos cursos de graduação e pós-graduação nas instituições federais de ensino superior. Com este propósito cerca de 200 jovens, com representantes de 40 etnias, se reuniram por dois dias na cidade de Cacoal-RO durante a terceira edição do Fórum de Ingresso e Permanência dos Estudantes Indígenas.

Entre os dias 21 e 22 de novembro, o evento recebeu não só indígenas rondonienses, mas também dos estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso. A Universidade Federal de Rondônia e os oito campis do Instituto Federal de Rondônia tiveram representação expressiva.

A Coordenação Regional da Funai em Cacoal apoiou a organização do Fórum com transporte e logística para a recepção dos participantes e palestrantes. A servidora da CR Cacoal, Lilian Borges, relata que a realização do evento é um importante espaço para o movimento estudantil indígena para que realize suas reivindicações. "Este espaço deva ser aprimorado de modo que as instituições públicas de ensino possam melhorar suas políticas de educação escolar indígena e a Funai possa aprimorar o acompanhamento dessas políticas", salienta.

Na avaliação de Sara Tucana, acadêmica do curso de Direito na Universidade Federal de Rondônia, é um espaço de diálogo que os estudantes reconheçam o apoio das comunidades indígenas e "reafirmem o compromisso em prestar nossos serviços a essas comunidades. É também o momento de debater sobre a formação dos acadêmicos, as dificuldades de acesso, evasão e preconceitos sofridos dentro das universidades".

Fonte: Assessoria de Imprensa

Educação   Indígena   Rondônia   Universidade Federal   Ensino superior   MATO GROSSO   Instituições Federais   Estudantes Indígenas  

Mais em Rondônia

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.