Política
Projeto facilita acesso a recursos do Banco da Terra
O Projeto de Lei Complementar 197/19 retira exigências para acesso aos recursos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária - Banco da Terra – e também amplia as fontes de financiamento do programa.

Por Carol Siqueira
Publicado 08/12/2019
A A
oto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O objetivo do autor, deputado Lúcio Mosquini (MDB-RO), é desburocratizar a comprovação de dados dos beneficiários, aumentar as fontes de recursos e tornar mais célere o Programa Nacional de Crédito Fundiário.

O texto retira a necessidade de o agricultor comprovar, para ter acesso aos recursos, que a área é insuficiente para gerar renda. Acrescenta como fonte de dinheiro do Banco da Terra os fundos constitucionais de financiamento do Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

A proposta também retira a garantia de participação da comunidade no processo de distribuição de terra e implantação de projetos, acrescenta as Cooperativas de Crédito entre os possíveis responsáveis pela gestão financeira do Fundo, e delega ao gestor financeiro do Fundo a análise do preenchimento dos requisitos para acesso ao crédito.

Mosquini disse que o programa precisa se converter em mais um mecanismo de financiamento do setor agropecuário. “O Programa deve deixar de ser visto apenas como um mecanismo de complementação à Política Nacional de Reforma Agrária, e apropriar-se do seu protagonismo, viabilizando o acesso à terra para agricultores familiares, fortalecendo a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável”.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Também precisa ser votada em Plenário e obter o voto favorável de 257 deputados.

Fonte: Câmara Notícias

Crédito Fundiário   Lúcio Mosquini   Programa Nacional   Rural Sustentável   Fundiário   Crédito   Desenvolvimento Rural   Política Nacional  

Mais em Política

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.