Rondônia

Sebrae valoriza atores do desenvolvimento

Tratamento diferenciado aos pequenos negócios nos municípios
Publicado 04/12/2019
Foto: Assessoria

O Prêmio Sebrae Atores do Desenvolvimento é uma iniciativa do Sebrae em Rondônia que visa estimular a continuidade das políticas públicas para o tratamento diferenciado às empresas de pequenos negócios nas compras públicas, incentivar a compra de produtos e serviços desses fornecedores e também a valorização dos atores municipais. Eles são chefes do executivo, secretários (as) municipais responsáveis pelas compras públicas, pregoeiros, agentes de desenvolvimento e os atendentes da Sala do Empreendedor.

Tomando por base a atuação no exercício de 2018, as avaliações foram realizadas em diferentes etapas com a apresentação de indicadores e evidências até 30 de setembro de 2019 e ao final, após todas as análises concluídas, foram classificados os municípios de Cacoal em primeiro lugar, em segundo Santa Luzia e em terceiro Presidente Médici. Esses três municípios tiveram como destaques 21 atores de desenvolvimento, que dentre outras premiações como visitas técnicas nacional e estadual, foram, agora em 4 de dezembro, contemplados com uma capacitação de primeira linha denominada “Captação de Recursos”, que teve como facilitador Rafael Vargas, presidente do Instituto Norte Amazônia de Apoio ao Terceiro Setor (INATS). O vice-prefeito de Presidente Médici José Ribeiro da Silva Filho, presente no evento, teve importante participação oferecendo suas eficientes alternativas de gestão al.

Como sempre acontece nos encontros de agentes de desenvolvimento, a troca de conhecimentos é uma importante aquisição para aumentar a capacidade de articulação nos poderes públicos. Esses atores do desenvolvimento têm dificuldades e limitações em seus respectivos territórios e muitas vezes encontram respostas com os procedimentos adotados por colaboradores de outras prefeituras. A vivência dessas reuniões durante as capacitações, além de agregadora, é associativa na resultante de soluções para problemas específicos de cada área. As experiências relatadas pelos participantes podem servir de referenciais para os demais atenderem demandas que ainda não foram satisfeitas.

O diretor superintendente do Sebrae em Rondônia participou da capacitação e aproveitou o momento para assinatura de um convênio com a câmara municipal de Colorado do Oeste. Com a presença do presidente daquela Casa Legislativa, vereador Gercino Garcia Sobrinho, como convidado especial na capacitação, o convênio foi assinado com os respectivos representantes. Trata-se de uma parceria para realização de cursos, oficinas e palestras do Sebrae. A câmara municipal cedeu instalações para que os eventos do Sebrae possam ser realizados sem custo de locação no atendimento aos empresários de pequenos negócios no município.

“Essa parceria veio atender nossa necessidade de espaço em Colorado do Oeste, o presidente da câmara, Gercino Garcia, atento às atividades do Sebrae e com apoio dos vereadores, construiu consenso para conseguirmos este espaço tão importante pela localização e melhor atendimento aos clientes do Sebrae”, reiterou o diretor superintendente Daniel Pereira.

Políticas públicas Prêmio Sebrae Compras Públicas Políticas públicas Sebrae Visa Estimular Tratamento Diferenciado Presidente Médici Desenvolvimento Sebrae Atores PRESIDENTE
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria