Esporte
Grêmio pode garantir vaga direta para Libertadores até com empate; veja os cenários
Para atingir fase de grupos já neste domingo, Tricolor seca o Corinthians em duelo contra o Galo. Conforme matemático Tristão Garcia, clube gaúcho tem 99% de chances

Por GloboEsporte
Publicado 01/12/2019
A A
Foto: Reprodução/Cristiano Oliveski / Grêmio, DVG

O Grêmio tem a matemática a favor para conquistar a vaga direta para a Libertadores já neste domingo, quando recebe o São Paulo na Arena, às 19h. Na quinta colocação do Brasileirão, o Tricolor pode garantir a classificação até mesmo com um empate diante dos paulistas... Desde que o Corinthians não vença o Atlético-MG, no Independência.

Para se uma ideia de como a vaga gremista está encaminhada, o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, coloca o time gaúcho com 99% de chances de G-6. Ao mesmo tempo, vale ressaltar, o Tricolor já tem garantida a classificação ao menos para a fase prévia.

Com vitória
Uma triunfo simples sobre o São Paulo, neste domingo, classifica o Grêmio, com folga. Caso supere o rival paulista, o time de Renato Gaúcho alcançará os 62 pontos e não mais poderá ficar de fora do G-6. Nesse cenário, as duas últimas rodadas da equipe gaúcha serão apenas para definir a colocação final.

Com empate
Caso empate com a equipe de Fernando Diniz, o Grêmio precisará torcer por apenas um fator: que o Corinthians não vença o Atlético-MG no Horto, também neste domingo. Se o Timão empatar ou perder para o Galo, não mais poderá ultrapassar o Tricolor gaúcho na tabela.

Se o Grêmio empatar e o Corinthians vencer, basicamente o Tricolor precisará de dois empates para se garantir na fase de grupos, sem depender de outros resultados.

Em caso de derrota

Se o Grêmio for derrotado em casa, seguirá muito próximo da vaga direta. Nessa situação, o Tricolor gaúcho seca o Corinthians contra o Galo e precisará apenas de um empate em duas rodadas.

O pior cenário possível para o Tricolor é derrota diante do São Paulo, com vitória corintiana sobre o Atlético-MG. Neste caso, o Grêmio se manteria com vantagem de três pontos sobre o rival paulista, com duas rodadas para o fim do Brasileirão. Mas precisaria de apenas um empate.

E o Inter?
Com cinco pontos de vantagem na tabela, o Grêmio somente poderá ser ultrapassado pelo maior rival se perder as três partidas restantes e o Colorado vencer as duas. Com larga vantagem no saldo, o Tricolor precisaria de um empate nas duas rodadas finais para não correr o risco de ficar atrás na tabela.

Já estão classificados
Flamengo (campeão), Santos e Palmeiras já estão na fase de grupos da Libertadores de 2020. Além deles, o Athlético (o 4º colocado) também já se garantiu lá. Grêmio (5º), São Paulo (6º), Inter (7º) e Corinthians (8º) disputam duas vagas diretas.

GRÊMIO X SÃO PAULO - 36ª RODADA DO BRASILEIRÃO

Local: Arena, em Porto Alegre.
Data e horário: domingo (01), às 19h.
Escalação provável do Grêmio: Paulo Victor; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann, Bruno Cortez; Michel, Maicon, Alisson, Luciano, Everton; André (Felipe Vizeu ou Patrick).
Desfalques do Grêmio: Matheus Henrique e Diego Tardelli estão suspensos; Leonardo, Luan, Jean Pyerre e Marcelo Oliveira seguem machucados.
Pendurados do Grêmio: Kannemann, Michel, Alisson, Diego Tardelli, Paulo Miranda, Leonardo e Pepê.
Escalação provável do São Paulo: Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda, Reinaldo; Luan, Antony, Daniel Alves, Igor Gomes, Vitor Bueno; Pablo.
Desfalques do São Paulo: Tchê Tchê (suspenso), Jean (entorse no tornozelo direito), Everton, Rojas (lesionados), Walce e Toró (opção da comissão técnica).
Pendurados do São Paulo: Alexandre Pato, Anderson Martins, Bruno Alves, Juanfran, Liziero, Raniel, Reinaldo e Fernando Diniz.
Transmissão: O SporTV transmite para todo o Brasil, menos RS, enquanto o Premiere apresenta para todo o país. Milton Leite narra a partida, com comentários de Paulo Nunes e Maurício Noriega. Felipe Diniz e Bruno Halpern serão os repórteres.
Tempo real: O GloboEsporte.com transmite em Tempo Real, com vídeos exclusivos, e acompanha o pós-jogo ao vivo das duas equipes.

 

Fonte: GloboEsporte

CONQUISTA   Vaga   Libertadores   Grêmio  

Mais em Esporte

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.