Agronegócio
Produtor de café em Alto Alegre se destaca por não usar agrotóxicos na lavoura
Nilton conseguiu a façanha de produzir em média 170 sacas por alqueire, sem o uso de nenhum agrotóxico, quando a média para quem utiliza é de 200 sacas.

Por Fabiano Gomes
Publicado 30/11/2019
Atualizado 30/11/2019
A A
Reprodução/Imagem Ilustrativa/Café Robusta

O Município de Alto Alegre dos Parecis, Sudoeste de Rondônia, já tem se destacado na mídia quanto a alta produtividade de grãos , legumes e agora pela qualidade  e forma de produção, ao não utilizar em sua cadeia , temidos agrotóxicos.

Nilton Marques de Lima, com propriedade  na Linha P-38, Km. 05, conseguiu o grande feito de produzir em torno de 170 sacas por alqueire de terra, demonstrando sua habilidade como agricultor ao não inluir agrotóxicos no trato com a lavoura. Naturalmente  que tal produtividade  causa espanto no meio rural, haja vista que   normalmente  que o mesmo café, com o uso de agrotóxicos renderia em torno de 200 sacas do produto.

Niltom cultiva três alqueires de café Clonal, sendo modelo de propriedade em Alto Alegre, tendo sido  recentemente  premiado pelo Concafé em 3º lugar (no Estado), como incetivo de alta produtividade e 10º lugar em todo o Brasil.

Trata-se de uma façanha em que poucos são bem sucedidos, pelo fato de que produzir café sem agrotóxicos é praticamente uma utopia criticada por muitos produtores, já acostumados ao uso da química para combater pragas herbívoras, doenças próprias do meio ambiente e que circulam normalmente nas lavouras e muito difíceis de serem combatidas sem  uso dos famosos defensivos agrícola.

O Rolimnotícias prepara uma grande repórtagem sobre o assunto, com visita in loco à propriedades rurais naquele município, em que você acompanhará o desenvolvimento dessa cultura, que inclusive tambem é adotada por indígenas da região de Alta Floresta.

 

Fonte: redação Rolimnoticias

Café Clonal   Livre Agrotóxico   Alto Alegre  

Mais em Agronegócio

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.