Rondônia

Rondônia concorre com 9 cafés entre os 30 melhores do Brasil

Destacamos que todos os produtores classificados tiveram ótimo desempenho no Concafé e agora representam o estado no concurso que vai eleger o melhor café Robusta do Brasil do ano de 2019.
Por SEBRAE
Publicado 14/11/2019
Foto: Reprodução/SEBRAE

Na quarta edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade de Rondônia Concafé 2019, participaram mais de 300 cafeicultores. Na cerimônia de premiação realizada em Cacoal, no dia 3 de outubro, estiveram reunidos produtores de 30 municípios de Rondônia. Este ano, o cafeicultor vencedor na categoria “qualidade” é do município de Novo Horizonte do Oeste, a produtora Poliana Perrut de Lima; em segundo lugar Dione Mendes Bento; e em terceiro Wilson Nakodah Suruí, ambos de Cacoal. Já na categoria “sustentabilidade” o prêmio ficou com produtor de Cacoal Ronaldo Bento; em segundo lugar Elis Regina Coelho de Oliveira, de Nova Brasilândia; e o terceiro com Elivelton Bonfante também de Nova Brasilândia.

O mais importante é que Rondônia tem 9 cafés classificados entre os 30 melhores do Brasil, no concurso Coffee Of The Year. O resultado será anunciado durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte-MG, no dia 22 de novembro de 2019.

Destacamos que todos os produtores classificados tiveram ótimo desempenho no Concafé e agora representam o estado no concurso que vai eleger o melhor café Robusta do Brasil do ano de 2019.

Os produtores de Rondônia têm sua especial participação em todo esse processo, porque não é só vencer com o melhor sabor do café, mas passar pela verificação de suas propriedades para que se ateste a qualificação do produto. Tudo isso, leva em conta os processos produtivos com os respectivos tratos culturais. Mas, neste ano, a escolha teve características diferenciadas com a participação de várias cafeicultoras, sendo a vencedora uma engenheira agronômica. Outra característica diversificada foi o terceiro colocado, o cafeicultor Wilson Nakodah Suruí, da Terra Indígena Sete de Setembro que produz a variedade de café Canephora, o grão tem apresentado melhor adaptação ao cultivo na Amazônia.

Concorrerão no Coffee Of The Year três produtores de Cacoal, dois de Alto Alegre os Parecis, um de Nova Brasilândia do Oeste, um de Novo Horizonte do Oeste, um de Rolim de Moura e outro de São Miguel do Guaporé. O evento será realizado no Expominas, na Av. Amazonas, 6200, Gameleira, em Belo Horizonte-MG.

Concafé 2019 CONCURSO Rondônia PRODUTORES brasil CAFÉ ROBUSTA Café