Rondônia

Carne bovina: Arábia Saudita habilita 8 novos frigoríficos do Brasil e um deles é de Rondônia

A decisão da Arábia Saudita foi comemorada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Publicado 11/11/2019
Foto: Reprodução/Shutterstock

A autoridade sanitária da Arábia Saudita habilitou oito novos estabelecimentos para a exportação de carne bovina brasileira e seus produtos. A medida acontece após a visita da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que em setembro esteve no país negociando a abertura de mercado para produtos agropecuários brasileiros.
A decisão da Arábia Saudita foi comemorada pelo presidente Jair Bolsonaro, em mensagem no Twitter. “Após China anunciar habilitação da exportação de nosso miúdo suíno, a Arábia Saudita faz o mesmo com oito estabelecimentos do Brasil com a carne bovina. Geração de emprego e produção. Trabalho da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em nossa viagem ao Oriente Médio e Ásia. Grande dia!”

Já Tereza Cristina atribuiu o sucesso das negociações que resultaram na habilitação dos frigoríficos à recente viagem do presidente Jair Bolsonaro à Arábia Saudita, que esteve com ela durante a passagem da comitiva. “Isso faz parte de toda a abertura que o Ministério da Agricultura vem fazendo juntamente com o governo federal”, disse ela.
Em 2018, as exportações de produtos agropecuários brasileiros para a Arábia Saudita renderam US$ 1,7 bilhão. Foram mais de 2,9 milhões de toneladas de bens comercializados. Os principais produtos exportados para os sauditas são carne de frango in natura, açúcar de cana, carne bovina in natura, soja em grão e farelo, milho, açúcar refinado e café solúvel e verde.
Confira os frigoríficos habilitados:
Frigorífico Fortefrigo – Paragominas (PA)
Frigorífico Better Beef – Rancharia (SP)
Rio Grande Comércio de Carnes Ltda – Imperatriz (MA)
Plena Alimentos – Pará de Minas (MG)
Indústria e Comércio de Alimentos Supremo – Ibirité (MG)
Frigol – São Félix do Xingu (PA)
Maxi Beef Alimentos do Brasil – Carlos Chagas (MG)
Distriboi – Indústria, Comércio e Transporte de Carne Bovina – Ji-Paraná (RO)

EXPORTAÇÃO Carne Bovina Arábia Saudita Frigoríficos brasil Rondônia