Rolim de Moura
ROLIM DE MOURA: Capoeira; a cultura da ginga
"A Capoeira é uma cultura fantástica, é de origem brasileira"

Por Mário Jensen
Publicado 11/11/2019
Atualizado 11/11/2019
A A
Fotos: Rolim Notícias

A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Em Rolim de Moura (RO), na última sexta-feira, dia 09, aconteceu no Campus da Unir, um encontro com os apaixonados pela Capoeira, um esporte que é cultura no Brasil. 

De acordo com professora Patrícia Dias a capoeira é uma luta genuinamente brasileira e foi criada durante o século XVII por africanos escravizados da etnia banto. Por conta da sua origem, ficou proibida oficialmente até 1937, todavia nunca deixou de ser praticada, explica Patrícia.

“O baiano Manuel dos Reis Machado, mais conhecido como Mestre Bimba, quebrou o gingado, incorporou golpes de outras lutas e tirou literalmenteos capoeiristas do chão, pois a capoeira regional, criação de Bimba, é bem diferente da capoeira angola, que por sua vez é mais tradicional e foi difundida pelo também baiano Vicente Ferreira, o mestre Pastinha, destaca a Professora Patrícia. 

A Capoeira é uma cultura fantástica, é de origem brasileira mesmo, uma arte legitimamente brasileira, infelizmente no Brasil não é tão valorizada como no exterior, porque as pessoas ainda não sabem realmente o valor que a Capoeira tem, hoje esse esporte é para qualquer idade, criança, adolescente, adultos e idosos também, aos poucos está ganhando espaço em todo Brasil, enfatiza o Mestre de Capoeira, Ademar Lopes. 

Na capoeira regional, a vestimenta é sempre da cor branca (calças largas e camiseta). As cordas coloridas, amarradas na cintura, indicam o nível do praticante. No século XX, a capoeira ganhou o status de esporte, com direito a confederação. Hoje, a capoeira é praticada por mais de 6 milhões de brasileiros no mundo, são mais de 8 milhões de capoeiristas. Existem até mesmo torneios em que lutadores enfrentam esportistas de outras artes marciais.


 

Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias

Fonte: Rolim Notícias

Cultura   Capoeira   ginga   Brasileira   Esporte   luta  

Mais em Rolim de Moura

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.