Rondônia

Chiquinho da Emater entrega Voto de Louvor aos colaboradores da Associação dos Surdos de Rondônia

Sessão Solene marcou a entrega da homenagem, pelos cinco anos de trabalho da entidade
Publicado 10/11/2019
Fotos: José Hilde-Decom-ALE/RO

O deputado Chiquinho da Emater (PSB) comandou na manhã desta quinta-feira (07), no plenário da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para a entrega de Voto de Louvor aos colaboradores e membros da Associação dos Surdos de Rondônia (ASR), entidade fundada há cinco anos e que presta um serviço destacado de inclusão social, de defesa dos direitos e de cidadania. 

Compuseram a mesa de honra o professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e membro da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), Magno Prado Gama Prates, Heluizia Patrícia Lara, chefe do Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Humberto Marques Ferreira, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RO e Geovane Vasconcelos de Souza, presidente da ASRO. 

"Essa homenagem é merecida e estamos felizes com a presença de todos aqui, nesta solenidade que ressalta a inclusão, a acessibilidade como um direito que precisa ser respeitado", disse o deputado. 

"Certamente, as adversidades enfrentadas desde sua função, são muitas. Mas, a dedicação e empenho de seus membros e colaboradores, fez a entidade crescer e auferir muitas conquistas para a comunidade surda. Coloco o meu mandato à disposição da ASRO, para contribuir com emendas e outras ações, para que a Associação se fortaleça e possa fazer ainda mais. Contem comigo", ressaltou Chiquinho. 

O parlamentar disse ainda que a Escola do Legislativo, que tem cursos na área de Libras, está de portas abertas para a comunidade surda. "Também vou indicar ao Governo que garanta a presença de intérpretes nas unidades de saúde, para dar um atendimento inclusivo à comunidade surda".

 

Pronunciamentos 

Heluizia Lara anunciou que na próxima semana a Seduc vai realizar um curso de Libras, voltado aos servidores. Ela ressaltou a volta ao funcionamento pleno do CAS (Centro de Atendimento ao Surdo), com atividades de inclusão. 

Humberto Marques destacou que é importante que a Língua Brasileira de Sinais (Libras), seja popularizada. "Agora mesmo, me sinto constrangido por não saber usar a Libras para me comunicar com as pessoas surdas presentes a este evento. Vou procurar aprender Libras para me comunicar plenamente com vocês", anunciou. 

Alunos do coral da Escola 21 de Abril, em Porto Velho, em Libras, fizeram a apresentação da música Era uma Vez. A Escola é destaque no uso de Libras e no acolhimento e inclusão de estudantes surdos. 

Também em Libras, sendo traduzido por intérprete, Geovane Vasconcelos, presidente da ASRO e um dos homenageados, disse que a homenagem é importante, pois são cinco anos de lutas e de desafios para conseguir inclusão e garantia de direitos para a população surda. Ele agradeceu ao deputado Chiquinho pela homenagem e chamou a atenção para o fato de a iniciativa do parlamentar ser um processo também de inclusão. 

"A falta de comunicação é o grande desafio do surdo e o nosso trabalho é buscar promover ações inclusivas, para garantir direitos básicos, como emprego, acesso à saúde e educação. Muito obrigado a todos", disse Vasconcelos. 

Se comunicando em Libras, traduzido por intérprete, o professor Magno Prado destacou a presença da comunidade surda na solenidade e parabenizou pelos cinco anos da ASRO. "É a primeira associação voltada aos surdos em Rondônia e a nossa esperança é de que continue crescendo e se desenvolvendo, para garantir direitos e inclusão", observou. 

Ele defendeu a união das entidades e instituições que tratam de inclusão, junto com o poder público e a sociedade. "De forma isolada, não conseguimos muito. Com união e empenho, vamos poder superar os desafios e seguir adiante. Temos avanços na educação, mas na saúde ainda estamos atrasados. Um surdo que busca atendimento, nunca encontra um médico, um enfermeiro que domine a Libras. Isso tem afetado o bom atendimento e a lei já estabelece essa obrigação a médicos e enfermeiros", observou.

Voto de Louvor 

No total, foram homenageados com o Voto de Louvor, em reconhecimento ao trabalho prestado pela comunidade surda de Rondônia, 23 personalidade ligadas à Associação dos Surdos de Rondônia, listados abaixo: 

Danilo Ramos da Rocha, Andrey de Oliveira Farias, Deniziane Saraiva Reis, Dulcilene Saraiva Reis, Elielza Reis da Silva, Edneia Bento de Souza, Francisco Adison Chaves Ferreira, Geovane Vasconcelos de Souza, Gilciana Deodato de Souza, Henriete Mac Lins Lima e Silva, Itamar Braga Monteiro de Souza, Jadilson Serafim, José Maria Rodrigues Feitosa, Magno Prado Gama Prates, Márcio Richarles dos Santos, Marilia Gabriela da Costa Mendes, Maria Ludicéia Silva de Oliveira, Odirlei Pegoraro, Ronaldo Oliveira Veloso, Rossiklebe Humanhe de Morais, Sérgio Maciel da Silva, Sirlene Inácio Costa e William Sesttito.

HOMENAGEM Chiquinho da Emater Associação dos Surdos de Rondônia Sessão Solene
Fotos: José Hilde-Decom-ALE/RO
Fotos: José Hilde-Decom-ALE/RO
Fotos: José Hilde-Decom-ALE/RO
Fotos: José Hilde-Decom-ALE/RO
Fotos: José Hilde-Decom-ALE/RO
Fotos: José Hilde-Decom-ALE/RO
Fotos: José Hilde-Decom-ALE/RO
Fotos: José Hilde-Decom-ALE/RO