Rondônia

Apicultores de Rolim de Moura participam workshop em Porto Velho

Publicado 10/11/2019
Atualizado 28/09/2020
Foto: Assessoria

Na madrugada desta sexta-feira (08/11) 24 apicultores de Rolim de Moura (RO) se deslocaram a capital do estado, Porto Velho, para participar do I Workshop de Incentivo a Apicultura.  Os produtores de mel de Rolim de Moura participaram do evento em Porto Velho, por incentivo da prefeitura municipal por meio da Secretaria Municipal de agricultura (Semagri).  O prefeito de Rolim de Moura, Luiz Ademir Schock, “Luizão do Trento” disse que estruturou a Semagri para que os produtores de Rolim de Moura recebam assistência técnica e ampliem conhecimento no setor de atuação. “Quando tomei conhecimento que haveria esse evento de incentivo a apicultura em Porto Velho, na hora solicitei dos organizadores do evento vagas para os apicultores da minha cidade, e determinei a Semagri que providenciasse a participação no Workshop, disponibilizando o ônibus da Semagri para que nossos produtores fossem ao evento na capital” afirmou o prefeito.

 Aglinisson de Oliveira Almeida, Técnico em Agropecuária da Semagri, acompanhou a comitiva de Rolimourense e mobilizou a participação dos apicultores que foram até a capital com o objetivo de aprimorar técnicas e em busca de mais conhecimento.O evento foi realizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Porto Velho em parceria com a Associação dos Apicultores e Meliponicultores da Amazônia (APAMA).
A agrônoma Lais Mary Lisboa, discorreu sobre a importância das abelhas para a agricultura e equilíbrio do ecossistema.
O presidente da Associação dos Apicultores Chapada dos Parecis (APIS), José Aparecido Buziquia, “Zinho”  pioneiro na produção de mel em Rondônia, na atividade há trinta anos, apresentará um painel de experiências. Zinho é morador da Linha 188 em Rolim de Moura, é um dos maiores especialistas no assunto na região Norte.
No evento também ocorreu a exposição de colmeias e equipamentos usados no manejo de apiários. De acordo com os organizadores, a produção de mel é bastante lucrativa, não precisa de extensas áreas e pode ser implantada em variados tipos de ambiente.

Incentivo a Apicultura Workshop em Porto Velho Rolim de Moura Apicultores
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria