Rondônia

Município de RO receberá fábrica de gelo para atender pescadores e piscicultores

A fábrica de gelo terá impacto na conservação do pescado, e aumenta o poder de decisão do produtor na hora da venda.
Publicado 09/11/2019
Foto: Divulgação

Pescadores e piscicultores de Ji-Paraná serão beneficiados com uma fabrica de gelo para apoiar a produção de peixes da piscicultura local e, principalmente, garantir o armazenamento do pescado da colônia de pescadores do município.

A fabrica está sendo adquirida pelo Governo de Rondônia, através de emenda parlamentar apresentada pelo deputado Marcelo Cruz. A orientação técnica para dimensionamento e compra do equipamento, bem como a operacionalidade de instalação será da Emater-RO.

Nesta quinta-feira (7), o vice presidente da Emater-RO, José de Arimatéia, se reuniu com os vereadores Josiel Brito e Joaquim Teixeira, do município de Ji-Paraná, para informá-los do andamento do processo de compra do equipamento industrial, que foi licitado pela Emater-RO e que terá capacidade de produção de cinco toneladas e meia de gelo por dia.

Além da fabrica de gelo, os produtores e pescadores receberão um silo para armazenamento de peixes com aproximadamente 30 metros cúbicos e capacidade de armazenamento de 15 toneladas de peixes, toda essa infra-estrutura será administrada pela Colônia de Pescadores Z 9,  e alocada na carga patrimonial do município de Ji-Paraná.

A fábrica de gelo incrementará as ações para o fortalecimento da gestão pesqueira e a aquicultura, com inegável reflexos na oferta de pescado para população urbana e melhoria na qualidade de vida dos pescadores e piscicultores, porque serão beneficiados com a redução dos custos na compra de gelo e a produção poderá ser preservada por mais tempo, melhorando as condições de comercialização do produto e com menor pressão da perecividade produto.

Beneficiados Ji-Paraná. Fabrica de Gelo Pescadores piscicultores Pescado