Rondônia

Polícia Civil desmantela quadrilha que falsificava certificados do Ensino Médio, em Ji-Paraná

Maior parte dos clientes são jovens que estão estudando na Bolívia.
Publicado 07/11/2019
Atualizado 07/11/2019
Foto: Reprodução/comando190

Na tarde desta quarta-feira, dia 06, a Polícia Civil de Ji-Paraná com o apoio do Sevic de Cacoal, desmantelaram uma quadrilha especializada em falsificar certificados de conclusão do ensino médio. Segundo a Polícia, o Certificado falso era negociado através de um perfil “fake” no facebook, porém a transação era finalizada pessoalmente, com o pagamento e a entrega do documento falso.

De acordo com o delegado plantonista, logo nas primeiras horas da manhã, uma mulher, identificada como Aparecida C., A., foi presa na cidade de Cacoal no momento em que ela realizava a entrega de mais um certificado falso. Na ocasião, o filho de Aparecida conseguiu fugir.

Logo após a prisão, Aparecida confessou como funcionava toda a rede de falsificação e delatou o endereço do seu comparsa, identificado como sendo Júlio C., B. Segundo declarações da própria Aparecida, Júlio era a pessoa responsável em fabricar todo o material falso.

Diante da situação, o SEVIC de Ji-Paraná foi acionado e se deslocou até a casa do suspeito, localizada na Rua Abílio Freire, próximo a Escola Carmem Rocha. Dentro da casa, os policiais encontraram dezenas de carimbos de várias escolas de ensino médio, certificados falsos e vários documentos falsos. Também foi localizado pen drives contendo cópias de certificados falsos que já foram comercializados e uma agenda de possíveis compradores.

A Polícia ainda informou que cada certificado falso era negociado, em média, no valor de R$ 1 mil reais. As investigações também apontaram que vários jovens que estão estudando medicina na Bolívia e Paraguai compraram os certificados falsos. Muitos deles já foram identificados e tratam-se de jovens entre 18 a 20 anos que não concluíram, sequer, o 1º ano do Ensino Médio.

 

Falso Polícia Civil Quadrilha Falsificação certificados Ensino Médio Ji-Paraná
Foto: Reprodução/comando190
Foto: Reprodução/comando190
Foto: Reprodução/comando190
Foto: Reprodução/comando190
Foto: Reprodução/comando190
Foto: Reprodução/comando190