Rondônia

OUTUBRO ROSA: Dia de Conscientização em Castanheiras

O principal exame para diagnóstico do câncer de mama é a mamografia.
Publicado 30/10/2019
Atualizado 30/10/2019
Fotos: Assessoria

Dentro da programação de atividades do “Outubro Rosa”, Prefeitura Municipal de Castanheiras (RO), administração ação e trabalho, juntamente com a SEMUSA, realizou nesta quarta-feira, dia 30, mais um ‘Dia D’ de conscientização para prevenção do câncer de mama. A ação aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Unidade Básica Albino Alves e também na Unidade Básica CSD Jardinópolis.

De acordo com Secretaria de Saúde, Quezia da Silva dos Anjos, a atividade é voltada às usuárias do município de Castanheiras, pois o outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. 

“Hoje preparamos para as mulheres, atendimento com clinico geral, coleta de preventivo, teste rápido, cuidados com a beleza da mulher e entre outras ações voltada especialmente para a mulher. Mas vale lembrar que; o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos”, destaca Quezia. 

O principal exame para diagnóstico do câncer de mama é a mamografia. Hoje é possível diagnosticar precocemente cerca de 70% dos casos de câncer de mama, um dos protagonistas do avanço na saúde da mulher é a mamografia. Casos identificados logo no início trazem 90% de chance de sucesso no tratamento. Outra indicação frequente é a do exame de ressonância magnética. O procedimento é indicado para as mulheres que já foram diagnosticadas com câncer de mama, mas precisam determinar, com maior precisão, o tamanho do tumor e a possível existência de outras lesões na mama. A prevenção ainda é o melhor aliado e pode salvar vidas, enfatiza o médico Clinico Geral, Dr. Gustavo Martins. 

De acordo com a Psicóloga, Adélia Pires, receber o diagnóstico de uma doença como o câncer mexe com a vida de qualquer pessoa e de todos que estão à sua volta. As reações são as mais diversas. Assim como tratamento médico, o acolhimento psicológico é importantíssimo.

As reações são as mais diversas. “Em nossa experiência, cada indivíduo chega de uma forma diferente. Há os que passam por todas as fases, negação, revolta, depressão, aceitação e há os que já aceitam tudo muito bem desde o início”, diz Adélia Pires.

Segundo o Vice-Prefeito, Arlindo Assunção, o objetivo da campanha “outubro rosa” é compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo com a qualidade de vida dos Castanheirenses. 

A primeira-dama de Castanheiras e também Secretaria de Assistência Social, Regiane Gonçalves, apadrinhou e contribuiu com a campanha deste ano e falou sobre a valorização da autoestima para o cuidado individual das mulheres. “Queremos um outubro rosa mais humanizado, focado não somente na realização de exames, que é muito importante, porém, a mulher precisa ter a consciência que o estilo de vida, a alimentação e a atividade física também são fatores que contribuem para a prevenção do câncer”, disse ela.

“Esse é um momento ímpar do outubro Rosa, o momento da prevenção.  Esse é um trabalho muito importante, o da prevenção. Sabemos da importância do tratamento inicial e do percentual de cura quando é feito o diagnóstico precocemente. O município tem que dar esse respaldo e nós estamos conseguindo”, destacou o prefeito Alcides Zacarias. 

 

 

Campanha Conscientização Outubro Rosa Castanheiras Câncer de Mama Mamografia
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria