Esporte
Com mudança na Série D 2020, Ji-Paraná terá que disputar a fase preliminar
Em ofício, CBF manifesta a ideia de que em 2022 a quarta divisão tenha 64 clubes, e não 68 com é hoje

Por Folha do Sul
Publicado 11/10/2019
A A

Em ofício enviado esta semana às federações estaduais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou sobre as alterações feitas no Campeonato Brasileiro Série D 2020, que passa a ter 26 datas, dez a mais do que no atual formato o que prolonga a competição até o mês de novembro.

A CBF também esclareceu como será a fase preliminar. A seletiva terá confrontos eliminatórios, envolvendo os segundos representantes das oito entidades estaduais com o pior posicionamento no Ranking Nacional das Federações. Em Rondônia, o Ji-Paraná, vice-campeão estadual, é o segundo representante e irá jogar a “Pré Série D”. O Vilhenense, campeão estadual, entra direto na fase de grupos.
  
Com o novo formato, após a definição dos classificados na fase preliminar, serão 64 clubes na disputa da Série D de 2020 que serão divididos em oito chaves, com oito times em cada, com jogos de ida e volta. Ao final da primeira fase, os quatro melhores de cada grupo se classificam para o mata-mata.

Ainda de acordo com o documento, este formato válido para 2020 e 2021, é transitório. A ideia é que em 2022, o campeonato tenha 64 clubes. Para isso, as quatro piores federações perderiam uma vaga cada e teriam direito a apenas um representante cada. Hoje, as quatro piores federações, de acordo com ranking 2019 da CBF são: Roraima, Amapá, Rondônia e Espírito Santo.  A Série D começa no dia 03 de maio e a final será no dia 22 de novembro.

Veja na imagerm abaixo a íntegra do ofício da CBF enviado às federaões estadual. 

 


 

Fonte: Folha do Sul

NOVAS REGRAS   Ji-Paraná   Mudanças   CBF   Fase Preliminar  

Mais em Esporte

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.