Rondônia

Alunos da Escola Francisca Julia recebem carteirinhas de identificação de tipo sanguíneo em Castanheiras

“A tipagem sanguínea é importante para determinar o grupo sanguíneo de uma pessoa”
Publicado 01/10/2019
Atualizado 01/10/2019
Fotos: Assessoria

Em Castanheiras (RO), foi realizado Escola E.E.F.M Francisca Julia, coleta para realização de tipagem sanguínea dos alunos e funcionários. 

A coleta aconteceu com o objetivo de destacar a importância de todas as pessoas terem, em seus documentos, a identificação do tipo sanguíneo para que em caso de possíveis acidentes, que necessitem de transfusão de sangue, não sofram atrasos com testes de tipagem sanguínea.

A Biomédica, Roberta Regina Miranda e o auxiliar de laboratório, Roberta Cabral, foram os responsáveis por esta ação conjunta entre Administração Municipal e Secretaria de Saúde, segundo a Secretaria Quezia da Silva dos Anjos, antes da tiragem de sangue, os alunos receberam diversas explicações práticas e teóricas sobre os diversos tipos de sangue, possíveis doadores e como são feitos os testes para determinar o Fator RH se é positivo ou negativo.

A tipagem sanguínea é importante para determinar o grupo sanguíneo de uma pessoa e que tipos de sangue ou derivados de sangue ela pode receber. Pessoas dos grupos A, B e O produzem naturalmente anticorpos que causam reações graves se receberem por transfusão sangue incompatível, destaca a secretaria Quezia dos Anjos. 

Cada aluno recebeu a sua carteirinha de identificação de tipo sanguíneo, uma experiência que valeu muito a pena.

carteirinhas Alunos Escola Francisca Julia tipo sanguíneo
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria